Caruaru realiza 7ª Semana Viva Gonzaga com inauguração de museu e da Calçada da Fama do Forró

A programação também reúne oficins, palestras e ações culturais, além de contar com a presença do cantor Daniel Gonzaga, neto do Rei do Baião

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, realiza, até o próximo sábado (13), a 7ª edição da Semana Viva Gonzaga, em celebração aos 113 anos de Luiz Gonzaga. A programação homenageia um dos maiores símbolos da música nordestina e reforça a importância de sua obra para a identidade cultural de Caruaru e de todo o Brasil.

Entre as atividades, serão realizadas diversas palestras que discutem sobre a influência do Rei do Baião, com temas como “Respeita Januário: Dialogando com Gonzaga”, “Luiz - O Rei do Baião” e “Luiz Gonzaga e a relação com Caruaru”. Além disso, será realizada uma atividade voltada para o público infantil, misturando a história do artista e atividades lúdicas, intitulada “Gonzaga para colorir: Música, cultura e arte”.

Outro destaque serão os lançamentos de importantes marcos, como a placa que marca a entrada de Caruaru na Rota do Cangaço, circuito turístico que percorre a trilha de lugares visitados por Lampião e seu bando. Também haverá a inauguração da Calçada da Fama do Forró, que homenageia personalidades de Caruaru com peças produzidas por Terezinha Gonzaga. Na inauguração, serão lançadas as placas de Onildo Almeida, Azulão e Joana Angélica.

Ampliando o circuito de museus na cidade, outras duas novidades serão o lançamento da Sala Luiz Gonzaga, que integrará o Museu do Forró com um acervo dedicado à preservação do Rei do Baião, e a reinauguração do Museu da Fábrica de Caroá, que contará com novas instalações e mais recursos de acessibilidade.

Quem também integra a programação é o cantor e compositor Daniel Gonzaga, neto de Luiz Gonzaga, que participará da entrega dos certificados da Oficina de Sanfona do mestre Carlinhos Pompom, homenageando o legado do avô.

Confira a programação completa: