Moção de aplausos à UFPE é destaque na 72ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caruaru

Corpo docente da UFPE recebe moção de aplauso durante sessão ordinária com calorosos debates sobre cenário político

Homenagem à UFPE marca a abertura da 72ª Sessão Ordinária, que avançou por temas como saúde pública, infraestrutura, mobilidade, saneamento e a parceria entre Estado e Município, nesta terça-feira (16).

UFPE Campus Caruaru

Antes da participação dos oradores do expediente, a Mesa Diretora, atendendo a solicitação do vereador Edilson do MST, realizou a entrega de moção de aplausos ao corpo docente e técnico do Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em reconhecimento pelo início da primeira turma do curso de Medicina, viabilizada por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).

Para apresentar a instituição, foi convidado a fazer uso da palavra o diretor do Campus do Agreste, professor José Edilson Bezerra Cavalcante, que destacou a importância da interiorização do ensino superior e o impacto social da formação de profissionais oriundos da classe trabalhadora e do campo.

Educação superior e inclusão social 

O vereador Edilson do MST ressaltou o papel histórico do PRONERA na democratização do acesso à educação, enfatizando que o curso de Medicina em Caruaru representa um marco nacional ao permitir que filhos e filhas de camponeses ingressem em uma formação antes restrita a elites. O parlamentar também destacou investimentos estruturantes, como a transferência do matadouro para a zona rural e o fortalecimento da agricultura familiar.

Encerramento

A 72ª Sessão Ordinária evidenciou a pluralidade de posições no plenário, com reconhecimento de avanços, críticas, denúncias e cobranças, reafirmando o papel da Câmara Municipal como espaço de debate democrático, fiscalização e representação dos interesses da população de Caruaru.

A próxima sessão foi convocada para a quinta-feira (18/12), a partir das 16h. Vale destacar, que, os trabalhos na Casa podem ser acompanhados na íntegra pela TV Câmara (22.2), Facebook do Poder Legislativo e através do YouTube.

Foto: Sérgio Salles