3ª etapa do 1º Circuito Pernambucano de Corrida e Caminhada para Mulheres e reúne mais de mil participantes
A 3ª etapa do 1º Circuito Pernambucano de Corrida e Caminhada para Mulheres movimentou a cidade de Bezerros, no Agreste Central de Pernambuco, neste domingo (25), reunindo mais de mil mulheres em uma grande celebração do esporte, do autocuidado e do enfrentamento à violência de gênero. A iniciativa é promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria da Mulher, e irá percorrer as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado.
A concentração das participantes aconteceu às 5h, com largada às 6h, contemplando as modalidades de corrida de 5 km e 10 km. Nos 5 km, a vencedora foi Janaina Walessa, de Camocim de São Félix. Já nos 10 km, o primeiro lugar ficou com Jaqueline Simões, policial militar e integrante da Patrulha Maria da Penha de Caruaru, reforçando o simbolismo do evento no incentivo à autonomia e à proteção das mulheres.
A secretária da Mulher de Pernambuco, Juliana Gouveia, enfatizou que o Circuito vai além da prática esportiva. “Essa corrida simboliza uma política pública que valoriza o cuidado com o corpo, a mente e a vida das mulheres. O Circuito é um espaço de encontro, fortalecimento e incentivo à ocupação dos espaços públicos pelas mulheres em todo o Estado, além de reforçar o enfrentamento à violência contra as mulheres”, afirmou.
A etapa contou com a participação da prefeita do município Lucielle Laurentino, que também correu na modalidade 5 km. Para a gestora, a Corrida representa um marco importante para o município e para as mulheres. “Receber o Circuito Pernambucano de Corrida e Caminhada para Mulheres em Bezerros é fundamental para incentivar as mulheres a praticarem esporte, cuidarem da saúde e, sobretudo, fortalecer uma luta tão importante que é o enfrentamento à violência. Essa corrida representa a política para as mulheres que precisa existir. Agradeço ao Governo de Pernambuco, à secretária Juliana Gouveia e a todas que vieram participar”, destacou.
Vencedora dos 10 km, Jaqueline Simões destacou o significado da participação no Circuito. “Saímos de Caruaru ainda de madrugada para participar dessa corrida, e foi uma experiência incrível. É um evento maravilhoso, que homenageia todas as mulheres. Sou apaixonada pela corrida, pratico há mais de dez anos, e hoje também atuo diretamente na proteção das mulheres em situação de violência. As mulheres não podem sofrer nenhum tipo de violência, e iniciativas como essa fortalecem essa luta”, afirmou.
Já a vencedora dos 5 km, Janaina Walessa, ressaltou a relação afetiva com o esporte e com o percurso da prova. “A corrida é uma paixão. Eu pedalava antes, mas depois descobri esse amor pela corrida. Participar de um evento como esse é muito satisfatório para quem corre há tanto tempo. É um prazer estar aqui, em uma cidade menor, podendo apreciar a beleza do percurso e viver uma experiência tão especial”, destacou.
O 1º Circuito Pernambucano de Corrida e Caminhada para Mulheres já
passou por Palmares, na Mata Sul, e por Nazaré da Mata, na Mata Norte, e
seguirá avançando por todas as regiões de Pernambuco, ampliando o acesso das
mulheres a ações que promovem qualidade de vida, integração e fortalecimento
coletivo.



Post a Comment