Adagro faz parceria com a Cooperativa Reciclando Vida e doa quase 13 toneladas de materiais inservíveis
Numa iniciativa ecologicamente correta, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco – Adagro, firmou parceria com a Cooperativa de Trabalho Reciclando Vidas, para doar materiais inutilizáveis pela Agência. São mais de 700 itens, somando quase 13 toneladas de equipamentos doados, entre eletroeletrônicos, armários-arquivos, papel, plástico e outros produtos que estavam armazenados no almoxarifado do órgão.
Os materiais estão sendo doados dentro da transparência e legalidade, conforme prevê a Portaria da Secretaria de Administração e Pernambuco SAD Nº 505, de 2017, que rege o desfazimento de bens públicos. “A Adagro também constituiu uma Comissão Patrimonial de Desfazimento de Bens Móveis, conforme a Portaria ADAGRO nº 070, de 19/11/2025, e tudo está sendo catalogado e documentado, com os respectivos tombamentos”, falou o coordenador de Almoxarifado, Gilvan Souza.
O diretor-presidente da Adagro, Moshe Dayan Fernandes, avalia a parceria com a Cooperativa Reciclando Vidas como uma iniciativa de responsabilidade social e ambiental. “Hoje damos um passo importante que reforça o compromisso da Adagro com a responsabilidade social ao destinar bens inservíveis para a reciclagem de forma correta, consciente e solidária”, afirmou. Ele acrescenta que a iniciativa vai além do descarte adequado, mas representa oportunidade, dignidade e sustento para as famílias que trabalham diariamente com a reciclagem e dependem dessa atividade para garantir sua renda e qualidade de vida.
“Essa parceria com a Adagro representa muito para as 17 famílias que encontram na reciclagem não apenas uma fonte de renda, mas a possibilidade de manter seus lares com dignidade”, reforçou o vice-presidente da Cooperativa, Matheus Emílio dos Santos, salientando que esse tipo de parceria realizada traz um resultado que alia a preservação ambiental e a economia sustentável.
Cooperativa - Reciclando Vidas, localizada no bairro de São José, no Recife, comercializa 37 toneladas de recicláveis por mês, com uma capacidade de alcançar a reciclagem de 2,4 mil toneladas ao ano. Criada há cinco anos, a cooperativa tem 17 famílias que são cooperados residentes das comunidades do bairro de São José. Eles desempenham um papel fundamental de coleta de materiais recicláveis nas ruas, realizando a triagem dos resíduos, gerando renda e com um resultado que contribui para a redução do impacto poluidor do meio ambiente.
Para o vice-presidente da Cooperativa, Matheus Emílio dos Santos que assumiu o trabalho iniciado por seu pai, Esmeraldo Emílio dos Santos, a entidade só tem crescido. “Isso tem sido resultado da persistência, do foco da equipe, na busca de sonhos que têm sido realizados com apoio de parceiros como a Adagro que está nos doando um material que é a matéria-prima do nosso trabalho”, falou. A Reciclando Vidas é uma cooperativa de serviços voltada para a coleta, manuseio, triagem, enfardamento e comercialização de materiais recicláveis e reutilizáveis, além de fornecer estrutura e assistências aos associados.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
Post a Comment