Ex-ministro Raul Jungmann morre aos 73 anos, em Brasília

O ex-ministro brasileiro Raul Jungmann morreu neste domingo (18), aos 73 anos, em Brasília, após uma longa luta contra um câncer no pâncreas. Ele estava internado no Hospital DF Star, onde enfrentava complicações decorrentes da doença.

Com uma trajetória marcada por décadas de vida pública, Jungmann faleceu na noite deste domingo em decorrência do agravamento do quadro clínico.

Quem foi Raul Jungmann

Raul Belens Jungmann Pinto nasceu em 3 de abril de 1952, no Recife (PE). Foi deputado federal por Pernambuco por três mandatos e ocupou cargos de destaque no Executivo Federal. Atuou como ministro do Desenvolvimento Agrário e de Políticas Fundiárias no governo Fernando Henrique Cardoso e como ministro da Defesa e, posteriormente, da Segurança Pública, no governo Michel Temer.

Desde 2022, presidia o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

Repercussão

Autoridades, lideranças políticas e instituições lamentaram a morte de Raul Jungmann, destacando sua contribuição à política brasileira, ao fortalecimento do diálogo institucional e às áreas de segurança pública e defesa nacional.

O corpo será velado na tarde desta segunda (19), no cemitério Campo da Esperança, em Brasília (DF), a partir das 15h30. O velório e o sepultamento serão restritos à família e amigos próximos