Nicolás Maduro é conduzido ao Tribunal Federal em Nova York para audiência

Nicolás Maduro foi transferido de helicóptero nesta segunda-feira (5), do Centro de Detenção Metropolitano (MDC) em Brooklyn para um tribunal federal em Lower Manhattan, Nova York, onde compareceu à sua primeira audiência para responder às acusações dos Estados Unidos. A movimentação foi registrada sob forte escolta e segurança na manhã de hoje.

Transferência e audiência

  • Transporte: Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram levados de forma guardada por um helicóptero do Centro de Detenção até o heliporto em Manhattan e, em seguida, escoltados em veículo blindado até o tribunal federal.
  • Audiência: Esta audiência marcada para hoje é a primeira vez que Maduro comparece perante uma corte dos EUA desde que foi capturado e trazido para Nova York.

Acusações

De acordo com as acusações do Departamento de Justiça dos EUA, Maduro e Flores enfrentam um conjunto de crimes federais, incluindo:

  • Narcoterrorismo (conspiração e envolvimento com redes terroristas traficantes de drogas)
  • Conspiração para importar cocaína
  • Conspiração para posse de metralhadoras e dispositivos destrutivos
    Essas acusações foram formalizadas em uma acusação ampliada que acrescentou Flores à lista de réus, apontando suposto papel logístico dela na rede criminosa.