Pernambuco Meu País Verão leva edição especial ao Litoral Norte e desembarca em Itamaracá
A ilha terá shows de Lia, Thiaguinho, Raphaela Santos, Natanzinho Lima, Xanddy Harmonia e mais
Ação do Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e Empetur, reúne programação gratuita à beira-mar nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro; evento segue diretriz da gestão Raquel Lyra, que prioriza a democratização do acesso à cultura aliada ao desenvolvimento econômico local.
Iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), com apoio da Prefeitura de Itamaracá, o Festival Pernambuco Meu País Verão desembarca em Itamaracá com uma edição especial no Litoral Norte, reunindo grandes nomes da música pernambucana e nacional em três dias de programação gratuita à beira-mar – 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro. Entre os destaques estão Lia de Itamaracá, Thiaguinho, Raphaela Santos, Xanddy Harmonia, Gaby Amarantos, Ara Ketu e É o Tchan, além de expressões da cultura popular e artistas locais, fortalecendo o elo entre tradição e contemporaneidade.
A iniciativa integra a diretriz do Governo do Estado de valorização da cultura como vetor de desenvolvimento regional e inclusão social, impactando cadeias como turismo, comércio e economia criativa. Após passar por Camaragibe, Recife, Jaboatão dos Guararapes e São José da Coroa Grande, a edição de verão chega à Ilha de Itamaracá, consolidando a descentralização das políticas culturais e cravando a sua inserção no calendário contínuo de ocupação no estado.
“Essa edição do Pernambuco Meu País Verão mostra como a gestão da governadora Raquel Lyra chega de verdade às pessoas, com alcance nos territórios e uma adesão que só cresce a cada cidade. Conseguimos ver um retorno concreto na vida cultural, no movimento da economia local e na forma como estamos fortalecendo essa conexão entre cultura, oportunidades e desenvolvimento”, *destaca a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula*.
*O presidente da Empetur, Eduardo Loyo*, ressalta que o evento segue valorizando destinos turísticos estratégicos para Pernambuco. “A ideia é repetir o sucesso alcançado em São José da Coroa Grande, fortalecendo não só Itamaracá, mas todas as cidades do Litoral Norte, que são lindíssimas, têm enorme importância turística e potencial para receber grandes eventos.”
Dando início à programação, em frente à Fortaleza de Santa Cruz, também conhecida como Forte Orange, os shows da sexta-feira (30) começam a partir das 18h com Coco Chinelo de Iaiá, seguido por Carlinhos Bala, às 19h, e Douglas Leon, às 20h30. Às 22h30, Caninana sobe ao palco, preparando o público para o show de Natanzinho Lima, à 0h30. O DJ Luan Sobral comanda os intervalos da noite, mantendo a energia do público entre as apresentações.
Já no sábado (31), o festival tem início às 18h com Coco de Mulheres, seguido pela apresentação da homenageada da terra, Lia de Itamaracá, às 19h. Às 20h30, é a vez de Gaby Amarantos, seguida por Raphaela Santos, às 22h30. O encerramento da noite fica por conta de Thiaguinho, à 0h30, com DJ Vibra nos intervalos.
Encerrando a edição, no domingo (1º), a programação começa mais cedo, às 16h30, com o Grêmio Recreativo Cultural e Arte Gigante do Samba. Em seguida, às 17h40, Almir Rouche se apresenta, seguido por Ara Ketu, às 19h40. Às 21h40, É o Tchan anima o público, e o encerramento da edição fica por conta de Xanddy Harmonia, às 23h40, além do DJ Ari Falcão nos intervalos.
Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o Festival Pernambuco Meu País ganhou uma edição de verão. Realizado do Sertão ao Litoral, o projeto impacta diretamente cadeias produtivas como turismo, comércio, serviços, hospedagem e economia criativa, gerando renda, empregos temporários e visibilidade para os territórios.
Reunindo artistas consagrados e novas vozes da cena local e nacional, o evento reforça o papel do Pernambuco Meu País como motor econômico, cultural e social. A edição de inverno, realizada entre julho e setembro, movimentou mais de R$ 200 milhões nas cidades por onde passou, evidenciando que a cultura é também um importante vetor de desenvolvimento.
Programação Pernambuco Meu País Verão – Itamaracá:
30/01 - Sexta-feira
18h - Coco Chinelo de Iaiá
19h - Carlinhos Bala
20h30 - Douglas Leon
22h30 - Caninana
00h30 - Natanzinho Lima
DJ Luan Sobral nos intervalos
31/01 - Sábado
18h - Coco de Mulheres
19h - Lia de Itamaracá
20h30 - Gaby Amarantos
22h30 - Raphaela Santos
00h30 - Thiaguinho
DJ Vibra nos intervalos
1/02 - Domingo
16h30 - Grêmio Recreativo Cultural e Arte Gigante do Samba
17h40 - Almir Rouche
19h40 - Ara Ketu
21h40 - É o Tchan
23h40 - Xanddy Harmonia
DJ Ari Falcão nos intervalos





Post a Comment