Pernambuco vive mais um Dia Zero da violência e entra para a história da segurança pública


Estado registra 24 horas sem mortes violentas em todos os municípios e no arquipélago de Fernando de Noronha, pela segunda vez na atual gestão

Pernambuco viveu, na terça-feira (27 de janeiro de 2026), um dia histórico na área da segurança pública. Pela segunda vez na história do Juntos Pela Segurança, o Estado registrou 24 horas sem nenhuma Morte Violenta Intencional (MVI) em seus 184 municípios e no arquipélago de Fernando de Noronha. O marco, conhecido como Dia Zero, é a segunda conquista do tipo na atual gestão. A primeira foi registrada em 15 de outubro de 2025.

O resultado reforça a consolidação do Programa Juntos pela Segurança, iniciado em 2023, como política pública efetiva de enfrentamento à violência. Antes dessas duas ocorrências recentes, Pernambuco não registrava 24h sem homicídios desde 2013. “O Dia Zero registrado em janeiro de 2026 consolida Pernambuco como um dos exemplos mais expressivos de avanço recente na segurança pública brasileira, marcando um novo capítulo na proteção da vida e na promoção da tranquilidade social”, declarou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Além do Dia Zero, os dados da segurança pública estadual apontam avanços estruturais e consistentes. Pernambuco encerrou 2025 com a menor taxa de Mortes Violentas Intencionais por 100 mil habitantes de toda a série histórica, iniciada em 2004. O índice chegou a 32,7, o melhor resultado dos últimos 22 anos. Para efeito de comparação, o maior patamar foi registrado em 2017, com 57,1 mortes por 100 mil habitantes, enquanto a menor taxa anterior havia sido em 2013, com 34,1.

“Alcançar marcas como os menores índices de MVIs por 100 mil habitantes desde 2004 mostra a eficácia das ações integradas estabelecidas no Programa Juntos pela Segurança. Vamos continuar firmes na missão de garantir a ordem social, sobretudo preservando vidas”, destacou o gestor.

Os avanços também se refletem no enfrentamento aos crimes patrimoniais. Os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) apresentaram redução acumulada de 12,2%, no período de janeiro a dezembro de 2025. Isso representa 5.550 ocorrências a menos em 2025 quando comparado a 2024. 

Desde a implantação do Juntos pela Segurança, o Governo de Pernambuco vem realizando os maiores investimentos da história da segurança pública estadual. O valor previsto até o final de 2026 é de R$ 2,3 bilhões, destinados às áreas de infraestrutura, tecnologia, inteligência e reforço de pessoal. Os resultados, segundo os dados oficiais, já se traduzem em benefícios diretos para a população pernambucana e para os visitantes, em um Estado que é referência nacional no turismo.

Fotos: ASCOM/Reprodução