RMR alcança resultados expressivos na queda dos principais indicadores criminais em dezembro
Crimes Violentos contra o Patrimônio, violência de gênero e mortes violentas intencionais apresentaram retração no último mês de 2025
Com total apoio da governadora Raquel Lyra, as forças de segurança seguem focadas no combate efetivo à violência, intensificando as ações de policiamento ostensivo, repressivo e preventivo, além de investigação e inteligência, nos quatro cantos do Estado. Na Região Metropolitana, que abrange 13 municípios e concentra grande parte da população pernambucana, os trabalhos integrados e efetivos das forças policiais resultaram em quedas expressivas nos principais indicadores criminais em dezembro.
Violência de gênero, mortes violentas e crimes violentos contra o patrimônio, incluindo coletivos, veículos e celulares, apresentaram retração no último mês de 2025, no comparativo ao ano anterior. Seguindo a tendência verificada no Estado, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) registraram decréscimo de 31% dos casos (saindo de 1.205 para 832), de acordo com os dados preliminares da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE). No acumulado do ano, a porcentagem fechou em -11,1%, uma diferença de 1.559 casos a menos.
Os roubos a coletivos encerraram o último mês do ano com a queda mais representativa, de 68,8%, diminuindo de 16 casos em 2024 para 5 casos em 2025. Em relação aos celulares subtraídos, o índice chegou a -37,5%, reduzindo de 1.051 para 657 aparelhos roubados. Nos roubos de veículos, a queda chegou a -11,5% (de 323 para 286). Nas Mortes Violentas Intencionais (MVI), a queda foi de 19,1%, saindo de 94 para 76 ocorrências desta natureza. No quesito específico da violência de gênero, os feminicídios reduziram em 66,7% (de 3 para 1 ocorrência); o MVI contra Mulheres reduziu em 40% (de 5 para 3 casos) e o estupro em 20% (de 60 para 48 ocorrências).
Os resultados positivos confirmam a tendência de redução da violência e o impacto direto das operações integradas realizadas nos municípios metropolitanos. Em dezembro, a produtividade da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) foi destaque. “Realizamos 783 prisões em flagrante, cumprimos 104 mandados de prisão e 429 termos circunstanciados de ocorrência, além de recuperarmos 244 celulares, um aumento de 18,4% no comparativo mensal. Além disso, apreendemos 97 armas de fogo e 231 armas brancas, reforçando o enfrentamento direto à criminalidade e a retirada de instrumentos letais das ruas”, esclareceu o diretor Integrado Metropolitano da PMPE, coronel Mário Canel.
O diretor Integrado Especializado da PCPE, delegado Ivaldo Pereira, atribui os bons resultados na RMR a fatores como a intensificação da resolução de homicídios, Operações de Repressão Qualificada (ORQs), prisões de homicidas e monitoramento do crime organizado, dentre outras ações da Operativa da SDS, que refletiram positivamente na redução dos números da criminalidade na região. “Apenas na Diretoria Integrada Especializada, deflagramos 45 operações no ano de 2025, das quais 38 delas tiveram impacto na Região Metropolitana. Da mesma forma, a retirada de criminosos das ruas: do total de 2.850 prisões, 2.132 também refletiram diretamente na RMR e na Capital do Estado”, avaliou o delegado.
Fotos: ASCOM/Divulgação



Post a Comment