Galo da Madrugada 2026: Segurança de Pernambuco reforçada com mais de 4.800 lançamentos das forças policiais


Ações integradas das Operativas da SDS, reconhecimento facial, uso de bodycams, aeronaves de asas rotativas e drones integram pacote de ações para o desfile do maior bloco carnavalesco do mundo

Saudando a abertura do Carnaval 2026 da capital pernambucana neste Sábado de Zé Pereira (14), o tradicional desfile do Galo da Madrugada tem como aliado o uso de tecnologia e reforço do policiamento terrestre e aéreo. Para assegurar a tranquilidade dos milhares de foliões que vão prestigiar a passagem do maior bloco carnavalesco do mundo pelas ruas do centro, a Secretaria de Defesa Social (SDS) emprega um total de 4.841 postos de trabalho extras dos profissionais de suas Operativas. 

Além do número elevado de postos de trabalho, também integram o pacote de ações planejado especialmente para o evento tecnologias como reconhecimento facial, uso de bodycams, aeronaves de asas rotativas do Grupamento Tático Aéreo da SDS e drones para monitoramento aéreo em tempo real. “Investimos em um planejamento robusto e antecipado, incluindo mobilização de recursos, efetivo qualificado, tecnologia de ponta e profissionais de inteligência distribuídos em pontos estratégicos, para que os pernambucanos e turistas possam aproveitar o Galo da Madrugada com muita alegria, mas de forma pacífica e ordeira”, declarou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. 

Na Operação Galo da Madrugada 2026, a Polícia Militar de Pernambuco emprega 3.800 lançamentos de agentes, distribuídos em diversas modalidades de policiamento, incluindo a pé e motorizado com guarnições e motocicletas. São mais de 300 patrulhas em contato direto com os foliões. Os primeiros lançamentos acontecem logo cedo e se estendem ao longo do dia até a dispersão do público, nos principais corredores viários, estações e terminais integrados. “O planejamento operacional voltado para a dispersão do público contará com um reforço de 20 viaturas, que serão empregadas nas vias adjacentes e paradas de ônibus para proporcionar segurança ao público”, reforçou o diretor adjunto de Planejamento Operacional da PMPE, coronel Hélio Santos.  

Pela primeira vez no Galo da Madrugada, haverá o emprego de Ciclopatrulhas, com policiamento realizado por meio de bicicletas, ampliando a mobilidade e a capilaridade das ações no percurso do evento. O bloco conta, ainda, com apoio de equipes especializadas, como CIPCães (com utilização de cães policiais), Regimento de Polícia Montada (RPMon), BOPE, BEPI, BPRP, BPTran, BPA, BPChoque, BPRv, 1º BIesp, BPGd e CIPmoto. 

A Polícia Civil, por sua vez, reforça a presença de suas equipes nas delegacias da Rio Branco, Boa Vista, Afogados, como também nas delegacias temporárias instaladas no Fórum Thomaz de Aquino e MetroRec. A Corporação também dispobibiliza a Delegacia Móvel (ônibus) instalado na rua da Aurora, além da atuação de equipes do Grupo de Operações Especiais (GOE/PCPE) e do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCPE). 

Já o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) atua com uma ampla estrutura operacional durante o desfile, com foco na prevenção de acidentes, monitoramento permanente e resposta rápida às ocorrências ao longo de todo o percurso do bloco. Os bombeiros militares estão empregados na operação apoiados por viaturas especializadas e equipamentos de salvamento. Quatorze plataformas de observação também estão instaladas para ampliar a visualização do público e facilitar a identificação precoce de riscos.

Equipes especializadas atuam no monitoramento aquático nas proximidades do Rio Capibaribe, com mergulhadores de resgate, motos aquáticas, botes infláveis de salvamento preparados para intervenções rápidas e grupos de intervenção preparados para atuação em áreas de difícil acesso. Antes do evento, o CBMPE realizou vistorias preventivas em trios elétricos e camarotes, verificando o cumprimento das normas de segurança. 

Equipes da Gerência Geral de Polícia Científica estão a postos para realização de laudos periciais e demais ações relacionadas, bem como a Corregedoria da SDS, que vai funcionar durante 24 horas. A Defesa Civil do Estado também está presente no Galo da Madrugada 2026, acompanhando possíveis incidentes e apoiando as ações preventivas durante todo o evento.

CARNAVAL 2026 - Com investimento de R$ 12,2 milhões e mais de 68 mil postos extras de trabalho, a Operação Carnaval 2026 atua de forma integrada em todo o Estado, com reforço antes, durante e após os principais eventos. A estratégia combina policiamento ostensivo, monitoramento por câmeras, drones e reconhecimento facial, uso de bodycams e plataformas elevadas, além de monitoramento aéreo pelo Grupamento Tático Aéreo. Há delegacias fixas e móveis funcionando 24 horas, reforço do Corpo de Bombeiros e guarda-vidas, atuação da Polícia Científica, Defesa Civil, Corregedoria e Ouvidoria, além de ações específicas de proteção a mulheres, crianças, adolescentes e à população LGBTQIAPN+, garantindo presença preventiva e resposta rápida nos principais polos carnavalescos.