Governadora Raquel Lyra entrega mais de 2 mil novos “laranjinhas” e soma quase 7 mil profissionais de segurança contratados
Novos policiais militares estarão nas ruas do Grande Recife a partir do
dia 11 de maio
Em mais uma ação do programa Juntos pela Segurança, a governadora Raquel
Lyra comandou, na tarde desta quinta-feira (30), a cerimônia de formatura de
mais de 2 mil novos soldados da Polícia Militar, os chamados “laranjinhas”. O
evento foi realizado na Arena de Pernambuco, no Grande Recife, e também contou
com a presença da vice-governadora Priscila Krause. Com a publicação da
nomeação dos novos policiais no Diário Oficial, a atual gestão estadual alcança
a marca de 6.973 contratações de profissionais da segurança pública, entre
policiais civis, militares, penais, científicos e bombeiros. Os novos
profissionais serão distribuídos entre as unidades operacionais da capital e da
Região Metropolitana, ampliando a presença policial e o trabalho ostensivo da
PM nesses locais.
“Hoje entregamos mais de 2 mil policiais militares ao estado de
Pernambuco. Esse é o Juntos pela Segurança, o maior programa de investimento em
segurança pública da nossa história. Os laranjinhas, como carinhosamente
costumamos chamar, chegam para cuidar da segurança das pessoas, para que todos
possam seguir com tranquilidade no seu ir e vir. Já nomeamos quase 7 mil
profissionais de segurança durante a nossa gestão e estes policiais que estão
aqui hoje vão começar a ser convocados para os seus respectivos batalhões e, a
partir do dia 11 de maio, já estarão ocupando os espaços que lhes foram
destinados”, disse a governadora Raquel Lyra.
Dos 2.157 formandos nesta turma, 1.851 são homens e 306 são mulheres.
Para se tornarem soldados da PMPE, os candidatos aprovados no último concurso
iniciaram o Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP 2025) no dia 8 de
setembro de 2025 e concluíram as aulas em 15 de abril de 2026. O CFHP 2025 teve
carga horária de 1.080 horas-aula, distribuídas em 36 disciplinas, entre elas
Direitos Humanos, Ética, Cidadania, Sistema de Segurança Pública, Técnicas de
Abordagem, Simulações de Ocorrências Policiais e Tiro Policial Defensivo. A
última turma do curso contou com 2.299 concluintes, apresentados na solenidade
de formatura realizada em 18 de agosto de 2025.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, comemorou a chegada
dos novos PMs. “Hoje é um dia muito importante para a segurança pública de
Pernambuco. Foi uma decisão tomada logo no início desta gestão, em 2023:
realizar o maior concurso da área que o Estado já teve. Estamos próximos da
marca de 7 mil novos policiais e bombeiros. Tivemos uma primeira turma com
cerca de 2,3 mil soldados e, hoje, mais 2.157 que passaram por sete meses de
formação para irem às ruas com o preparo necessário para enfrentar a
criminalidade”, disse.
O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo
Torres, destacou o reforço no efetivo. “Hoje estamos entregando milhares de
novos policiais militares para Pernambuco. É um feito histórico. Com a chegada
dessa turma, alcançamos recordes no efetivo da corporação. Agora temos, de
fato, um incremento na Polícia Militar, que chega para reforçar ainda mais a
sensação de segurança da população pernambucana”, detalhou Torres.
Natural de Petrolina, no Sertão do São Francisco, a primeira colocada
desta turma do curso de formação da Polícia Militar, Carina Cléures de Moura
Albuquerque, de 27 anos, contou dos desafios enfrentados até aquele momento.
“As dificuldades foram inúmeras, mas difícil mesmo foi a distância de casa e da
minha família, além da privação de sono. Mas chegar aqui já fez tudo valer a
pena”, celebrou.
Além dos formandos desta quinta-feira, foram nomeados em Pernambuco
3.509 novos servidores da SDS e 1.307 da Secretaria de Administração
Penitenciária e Ressocialização (Seap) desde janeiro de 2023. Mais de mil
profissionais de segurança pública ainda estão em formação.
Presente na cerimônia, o deputado federal Mendonça Filho falou sobre o
fortalecimento da segurança com o efetivo que chega à SDS. “Hoje celebramos um
avanço importante para a segurança pública de Pernambuco. São mais de 2 mil
novos policiais que chegam para reforçar o combate à criminalidade, ampliar a
presença nas ruas e garantir mais proteção à nossa população. Segurança se faz
com investimento, preparo e valorização, e é isso que estamos vendo aqui hoje”.
Já o deputado estadual Antônio Moraes relembrou sua trajetória na
Polícia Militar. “Na minha época não havia investimentos como há agora. São
novos policiais preparados, com equipamentos e armamentos novos, para proteger
a população e combater a criminalidade. Isso representa mais presença, mais
ação e mais segurança para o povo pernambucano”, afirmou.
Acompanharam a governadora o senador Fernando Dueire; os deputados
federais Eduardo da Fonte, Túlio Gadelha e Lula da Fonte; o procurador-geral do
Ministério Público de Pernambuco, José Paulo Xavier; o defensor público de
Pernambuco, Henrique Seixas; o promotor de Justiça do Ministério Público de
Pernambuco, Francisco Ordêncio de Carvalho; o delegado-geral da Polícia Civil,
Felipe Monteiro; e o gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra.
Também prestigiaram a formatura os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos
Guararapes), Pollyanna Abreu (Sertânia), Éder Waltter (Vicência), Rorró
Maniçoba (Floresta), Júnior de Irmã Têca (Itapissuma), Dra. Cátia (Jataúba) e
Miruca (Água Preta). Também estiveram na solenidade os deputados estaduais
Edson Vieira, Pastor Cleiton Collins, Jarbas Filho, France Hacker, Antônio
Moraes, Débora Almeida, Renato Antunes, João de Nadegi, Socorro Pimentel,
Adalto Santos, Joel da Harpa, Henrique Queiroz Filho, Joãozinho Tenório,
Joaquim Lira e Wanderson Florêncio, além do ex-prefeito de Petrolina, Miguel
Coelho.
Fotos: Janaína Pepeu e Yacy Ribeiro/Secom






Post a Comment