Governadora Raquel Lyra anuncia pacote de obras de mobilidade e saneamento e entrega novo Centro de Referência da Mulher em Caruaru
As ações contemplam obras viárias, abastecimento de água, esgotamento
sanitário, regularização fundiária e novos projetos estruturantes
A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta segunda-feira (25), um pacote
de investimentos para ampliar a infraestrutura urbana, fortalecer o saneamento
básico e melhorar a mobilidade em Caruaru, no Agreste Central. As ações incluem
autorização de obras de pavimentação e recapeamento asfáltico de ruas, entrega
de títulos de regularização fundiária e de um novo Centro de Referência da
Mulher (CRM). Durante a manhã, a gestora ainda comandou a abertura da quarta e
última etapa do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe).
“Começamos o dia hoje na última etapa do Clipe, para dar acesso à
política pública de educação e de cultura. Aqui em Caruaru, entregamos mais de
500 novas escrituras públicas, 65% delas na mão de mulheres. Além disso,
assinamos autorização de início de obras, autorizações de licitação e de
elaboração de projetos para pavimentação e asfalto em Caruaru. E ainda a
ampliação do sistema de tratamento de água do bairro de Salgado, ampliando
também na zona rural. São investimentos para melhorar a qualidade de vida da
população. Ninguém segura o nosso Agreste”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Famílias dos núcleos habitacionais Cedro I e II, no bairro de Rendeiras,
foram beneficiadas com a entrega de 534 títulos de regularização fundiária,
garantindo mais segurança jurídica e dignidade para os moradores da região. A
agenda também contou com a inauguração do 17º Centro de Referência da Mulher do
Estado, entregue na atual gestão. O equipamento, voltado ao acolhimento e
proteção das mulheres do Agreste, recebeu investimento de R$ 305 mil.
Na área de infraestrutura viária, a gestora autorizou licitações que
somam R$ 21,2 milhões para obras de capeamento, recapeamento asfáltico,
pavimentação e sinalização em dezenas de ruas da cidade. O pacote inclui R$ 5,4
milhões para intervenções em 16 vias que interligam corredores importantes de
mobilidade urbana e atendem trajetos do transporte público. Também foram
anunciadas licitações para obras de pavimentação em 46 ruas de diferentes
bairros do município, com investimento estimado em R$ 15,8 milhões. Além das
obras imediatas, a gestão estadual autorizou a elaboração de dois projetos de
pavimentação que irão contemplar 64 vias em Caruaru, preparando novos
investimentos estruturadores para os próximos anos.
“Somente nesta Semana do Solo Seguro, estamos entregando mais de três
mil títulos em Pernambuco. Também assinamos a autorização de licitação e
autorização de projeto para 126 ruas no município. São vias em diversos
bairros, que fazem toda a diferença na infraestrutura do município”, explicou o
diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.
Para melhorar o saneamento e abastecimento da cidade, o programa Águas
de Pernambuco garantirá R$ 34,4 milhões em investimentos para o município.
Entre as ações estão o início das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento
Sanitário (SES) Rendeiras, implantação do Coletor 24 e construção da Estação
Elevatória de Esgoto B24, com aporte de R$ 12,4 milhões. A obra beneficiará
cerca de 28 mil pessoas e prevê a instalação de mais de 11 quilômetros de redes
coletoras.
“Hoje estamos dando um passo importante. São ações que vão mudar com
certeza o panorama da dificuldade de abastecimento não só de Caruaru, mas
também das cidades vizinhas”, explicou o secretário de Recursos Hídricos e
Abastecimento, Almir Cirilo.
O pacote de investimentos também contempla a melhoria da Estação de
Tratamento de Água (ETA) Salgado, com investimento de R$ 5,2 milhões,
beneficiando aproximadamente 150 mil pessoas. Além disso, foi autorizada a
licitação do Sistema de Abastecimento de Água da zona rural de Caruaru e de
Riacho das Almas, obra de R$ 16,8 milhões que vai ampliar o acesso à água
tratada para cerca de 8 mil moradores.
O prefeito do município, Rodrigo Pinheiro, celebrou as conquistas da
parceria com a gestão. “Estamos juntos comemorando os avanços que Pernambuco
vem tendo, principalmente Caruaru. Aqui vemos o sonho de anos da população
sendo realizado”, afirmou.
CLIPE - Ainda na manhã desta segunda (25), também em Caruaru, a
governadora comandou a abertura da quarta e última etapa do Circuito Literário
de Pernambuco (Clipe) 2026. A iniciativa, realizada por meio da Secretaria de
Educação (SEE), deve reunir cerca de 8,7 mil profissionais da educação da rede
estadual, além de estudantes e visitantes de diversas regiões do Agreste
pernambucano até o próximo sábado (30)
Presente no evento, o deputado federal Fernando Monteiro, classificou o
dia como simbólico. “Esses investimentos vão fazer diferença na vida de muita
gente. É um gesto completo de enxergar os invisíveis, transformando Pernambuco
do Sertão ao Litoral”, pontuou. O deputado estadual Edson Vieira complementou.
“Isso é olhar para todos os cantos do Estado, sem discriminar ninguém. Por onde
passamos, é obra por todo lugar”, acrescentou. Por fim, o deputado estadual
Joãozinho Tenório acrescentou. “Desconheço qualquer outro Estado da federação
que tenha recebido tanto investimento como Pernambuco”, finalizou o
parlamentar.
Também acompanharam o evento os secretários estaduais Ana Maraíza
(Administração) e Coronel Hercílio Mamede (chefe da Casa Militar); os prefeitos
Silvestre (Passira), Dió Filho (Riacho das Almas), Fátima Borba (Cortês) e Dona
Graça (Catende), além de vereadores e outras lideranças locais.
Fotos: Janaína Pepeu e Emony Lima




Post a Comment