Governadora Raquel Lyra anuncia aquisição de PET Scan para hospital de Petrolina
Durante visita ao Hospital Dom Tomás (HDT), em Petrolina, na manhã deste
sábado (23), a governadora Raquel Lyra atendeu a um pleito da direção da
unidade para a compra de um PET Scan, equipamento de ponta usado para mapear
órgãos e tecidos. A Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à
Infância (Apami), que gerencia o HDT, possui convênio com o Estado para atender
adultos, crianças e adolescentes, de forma complementar ao Sistema Único de
Saúde (SUS), atendendo à demanda da IV Macrorregião de Saúde.
“Com os investimentos que o Governo de Pernambuco tem feito, os
pacientes petrolinenses que antes precisavam percorrer quilômetros para receber
tratamento oncológico, agora podem fazer isso na sua própria terra. Assim que
cheguei, já recebi uma nova solicitação, de um PET Scan para ampliar ainda mais
esse atendimento. Esse equipamento custa entre R$ 5 milhões e R$ 6 milhões, e
eu prontamente garanti que os recursos serão repassados para essa finalidade.
As pessoas precisam ter dignidade, e isso passa por permitir que, em um momento
duro como o tratamento de um câncer, elas possam ser tratadas no seu chão,
perto das suas famílias”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Em 2026, o Estado, por meio da Secretaria de Saúde de Pernambuco
(SES-PE), já investiu mais de R$ 42 milhões no serviço. Referência regional
desde 2018, quando foi habilitado como Unidade de Assistência de Alta
Complexidade em Oncologia (Unacon), a unidade de saúde teve a previsão
físico-financeira ampliada na nova contratualização. Na prática, a unidade terá
mais investimento para quimioterapia, radioterapia, cirurgias e outros
procedimentos de alta complexidade no interior, proporcionando à população sertaneja
um serviço de saúde ainda mais robusto, resolutivo e humanizado.
Com tratamento mais perto de casa, o tempo entre diagnóstico e início da
terapia diminui, fator decisivo para melhorar as chances de cura do câncer.
"A nossa governadora Raquel Lyra tem como uma das prioridades do seu
governo descentralizar e regionalizar a saúde para dar oportunidade de cuidado
a todos pernambucanos. Esse fortalecimento na oncologia em Petrolina garante
que os pacientes façam seus tratamentos perto de casa, com sua rede de apoio
próxima", afirmou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
CONVITE - Antes da visita ao hospital, a governadora Raquel Lyra esteve
na sede da Prefeitura de Petrolina, onde recebeu, das mãos do prefeito Simão
Durando, o convite para o São João da cidade, que será realizado entre os dias
19 e 27 de junho. Ao som de um tradicional trio pé-de-serra, a gestora foi
recebida com um autêntico café da manhã junino e garantiu que participará do
evento na cidade sertaneja.
Acompanharam a governadora nas agendas o senador Fernando Dueire, o
deputado federal Túlio Gadêlha, o deputado estadual Antônio Coelho, além de
prefeitos e outras lideranças políticas da região.
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom




Post a Comment