No Cabo de Santo Agostinho, governadora Raquel Lyra inaugura Centro de Referência da Mulher e comanda o lançamento de 210 novos soldados da PMPE às ruas
A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta terça-feira (12), o Centro de
Referência da Mulher (CRM) Érica Francisca da Silva, no município do Cabo de
Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. O equipamento público,
voltado ao acolhimento e à proteção de mulheres vítimas de violência, chega
para fortalecer a rede de atendimento e assistência no município. Durante a
agenda na cidade, a gestora também comandou o lançamento operacional de 210
novos soldados da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e acompanhou o mutirão
gratuito de castração de cães e gatos promovido pela Secretaria Executiva de
Causa Animal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e
Fernando de Noronha (Semas).
“A política para a mulher precisa ser feita de maneira permanente e
estruturada. É necessário um conjunto de instrumentos e ferramentas para
permitir que a mulher possa se libertar dos ciclos de violência a que é
submetida tantas vezes. Esta é uma casa de acolhimento e de prosperidade. Para
cada mulher que chega aqui e que a gente salva, uma família está sendo salva
também. E nós temos o dever de, como representantes do nosso povo, garantir
investimento de verdade para as políticas públicas destinadas à mulher
pernambucana”, afirmou a governadora.
Como equipamento público estratégico da rede de proteção, o espaço
oferece atendimento psicológico, social e orientação jurídica, com
encaminhamentos para a Delegacia da Mulher, Ministério Público, Defensoria
Pública e demais secretarias e órgãos estaduais, conforme a necessidade de cada
mulher atendida, ampliando o acesso a serviços especializados.
A secretária executiva de Políticas para as Mulheres do Estado, Walkíria
Alves, destacou a relevância do espaço. "Aqui, quando a mulher chega é
acolhida por uma equipe técnica multidisciplinar. Nosso objetivo é olhá-la na
sua integralidade: é acolhimento, é facilidade no acesso à proteção e a
possibilidade de ter a sua vida salva", afirmou.
Além dos atendimentos individuais, o espaço também desenvolverá
atividades coletivas, como rodas de conversa e ações educativas, contribuindo
para o fortalecimento da autonomia das mulheres e para a prevenção da violência
de gênero no município. A secretária da Mulher do Cabo de Santo Agostinho,
Aline Melo, celebrou a entrega do equipamento. "O Cabo agora se iguala ao
Recife e somos uma cidade com três Centros de Referência", afirmou,
destacando que a conquista é fruto de uma demanda da população do litoral e da
parceria com o Governo do Estado.
A deputada federal Clarissa Tércio reforçou o avanço do Estado no
enfrentamento à violência de gênero. "Estou acompanhando as entregas,
vendo como o nosso Estado está avançando, e sei que o governo vai continuar
investindo para combater esse mal", declarou. O deputado federal Pastor
Eurico complementou: “Parabenizo o Governo do Estado por entregar mais um
espaço de proteção, acolhimento e cuidado para as mulheres pernambucanas”,
disse. Por sua vez, o deputado estadual Jeferson Timóteo disse: “Agradeço ao Governo
por ter tido esse olhar. Sei da importância desse Centro de Referência,
principalmente para o cuidado dessas mulheres", finalizou o parlamentar.
NOVOS SOLDADOS - Ainda no Cabo de Santo Agostinho, a governadora
comandou o lançamento operacional de 210 novos soldados da Polícia Militar de
Pernambuco, integrantes da segunda turma do Curso de Formação e Habilitação de
Praças (CFHP). O reforço prevê, entre as estratégias de atuação, o policiamento
a pé, modalidade que fortalece a proximidade com a comunidade, amplia a
capacidade de pronta resposta e intensifica a presença policial em corredores
comerciais, áreas de grande circulação e locais com maior incidência criminal.
O secretário de Defesa Social do Estado, Alessandro Carvalho, deu as
boas-vindas ao novo efetivo. "Desejo que vocês prestem um bom serviço e
construam o nome de vocês nessa instituição bicentenária que é a Polícia
Militar de Pernambuco", afirmou.
MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO - A gestora também visitou o mutirão gratuito de
castração de cães e gatos, realizado pela Secretaria Executiva de Causa Animal,
vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de
Noronha. Maior programa de controle populacional ético do Norte e Nordeste, a
ação itinerante prevê mais de 33 mil castrações até o fim do ano, sendo 13 mil
já realizadas. No Cabo de Santo Agostinho, foram abertas 1.200 inscrições, com
cerca de 200 procedimentos por dia, com atendimento até a próxima sexta-feira
(15). A iniciativa contempla cães e gatos de ambos os sexos, com idade entre 6
meses e 10 anos, e recebe animais de todos os municípios.
Fotos: Hesíodo Góes/Secom












Post a Comment