IFPE oferta curso gratuito em sistemas fotovoltaicos de energia solar


As inscrições para a 3ª capacitação em sistemas fotovoltaicos de energia solar do IFPE Campus Pesqueira começam nesta quarta-feira (20) e seguem até o dia 27 de fevereiro. Estão sendo ofertadas 20 vagas gratuitas para população de Pesqueira e cidades vizinhas que tenham alguma formação na área de eletricidade comprovada por meio de certificado e a ex-alunos egressos do curso técnico em eletrotécnica ou eletroeletrônica. As inscrições devem ser feitas exclusivamente através dos links: https://goo.gl/forms/EWK2MIhuNs0Berno2 ou www.ifpe.edu.br/campus/pesqueira

Durante o processo de inscrição, é importante que todo o formulário seja preenchido adequadamente. O não preenchimento acarretará na eliminação da inscrição. Já a certificação do final do curso será dada apenas aos inscritos que cursarem, obrigatoriamente, todos os módulos e obter notas superiores a sete em todas as atividades desenvolvidas.
O resultado da seleção será divulgado no dia 1º de março e os selecionados terão até o dia 11 de março para enviar a documentação necessária para participar do curso. As aulas terão início no dia 13 de março e realizadas das 13h às 17h, três vezes por semana.
A capacitação terá carga horária de 160h e, pela primeira vez, será ofertadp na modalidade FIC, trazendo abordagem ampla e mais detalhada sobre instalação e elaboração de projetos de sistemas fotovoltaicos. O projeto está sendo coordenado pelos professores Alexandre Farias, Manoel Henrique de Oliveira, Marcio Silva, Túlio Dias, José Denis Gomes e José Daniel Soares.
De acordo com o professor Alexandre Farias, o curso conta com um excelente equilíbrio entre aulas práticas e teóricas, sendo 84 horas de teoria em sala e 76 horas práticas em instalação de sistemas.
Histórico – A primeira turma do curso de capacitação em sistemas de energia solar fotovoltaica aconteceu no período de 13 de março de 2018 a 07 de junho de 2018 e formou 16 novos profissionais na área da energia solar fotovoltaica. A iniciativa do IFPE é parte do Programa EnergIF, coordenado pela Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) e apoiado pela Deutsche Gesellschaft fur Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, que tem como objetivo principal desenvolver a cultura das energias renováveis e eficiência energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio de ações para melhoria da infraestrutura e abertura de novos curso.