Ilha de Fernando de Noronha recebe campeonato mundial de surf


Começa nesta terça-feira (19), em Fernando de Noronha, o Oi Hang Loose Pro Contest, um dos mais tradicionais eventos do Circuito Mundial de Surf, que está de volta à ilha depois de sete anos. A competição, que aconteceu no arquipélago em 2012, será na praia da Cacimba do Padre, até o dia 24 de fevereiro e traz importantes nomes do esporte para a disputa, como o atual bicampeão mundial de surf, Gabriel Medina. Ele está na ilha para disputar as baterias como preparação para o tricampeonato mundial.

O Hang Loose é uma realização da World Surf League (WSL) com patrocínio da Naming Rights da Oi e Governo de Pernambuco através da Administração da ilha. A premiação é de US$ 130 mil, sendo US$ 25 mil para o vencedor. O campeonato terá status QS 6000, valendo 6 mil pontos na disputa pelas dez vagas para a elite mundial. O Hang Loose conta com a participação de 144 inscritos de 20 países.
Entre os nomes confirmados estão os surfistas Miguel Pupo e Alejo Muniz (os dois últimos que venceram o evento em Noronha, em 2012 e 2011, respectivamente), Ian Gouveia, Wiggolly Dantas, Tomas Hermes, Alex Ribeiro e Paulo Moura. Mateus Herdy, que em dezembro conquistou o título mundial pro júnior, da WSL, e no QS chegou muito perto de uma vaga para a elite, o francês Joan Duru, o espanhol Aritz Aranburu, que já levantou o caneco em Noronha, e o norte-americano Nat Young, também estão confirmados.