Iniciados os cursos do Qualifica 2019 em Caruaru


Noventa alunas de três cursos do Projeto Mulher Que Faz III, do Programa Qualifica Caruaru, participaram da aula inaugural de três novas capacitações. O encontro foi o início da formação de qualificação profissional e sociopolítica para as mulheres que irão cursar manutenção e mecânica de motocicleta, manutenção e mecânica de máquina de costura industrial e o curso de agricultura familiar com base em agroecologia. A prefeita Raquel Lyra também esteve presente no evento, que contou com a participação do consultor da Empresa COONSULT, José Dimas, responsável pelos cursos. A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) está realizando as capacitações.

O encontro aconteceu no Citi Hotel Premium, onde as alunas receberam os kits de material didático. As formações serão realizadas embairros e comunidades da zona urbana e rural de Caruaru e para as mulheres que têm filhos, uma equipe de apoio estará à disposição para cuidar das crianças, enquanto elas participam das capacitações. “Não adianta a gente vir só com discurso político sobre empoderamento feminino, palavras tão da moda, se a gente não tem alternativas verdadeiras para fazer essas pessoas mudarem de vida. Daí a iniciativa da gente ter uma sistemática de cursos profissionais promovida pela Secretaria de Políticas para Mulheres. É assim que a gente acredita que nossa cidade possa se transformar, com políticas públicas de verdade, chegando na vida das pessoas e garantido mais autonomia, renda, sustentabilidade, independência para cada um”, destacou Raquel Lyra.


Para a secretária de Políticas para Mulheres, Juliana Gouveia, garantir que as mulheres tenham autonomia econômica e possam romper com ciclos de violência, se firmando enquanto profissionais no mercado de trabalho, é a garantia de que elas tenham também uma melhor qualidade de vida. “Acredito que no município é a primeira vez que a gente está tendo esse espaço no mercado de trabalho, incentivando nossas mulheres a trilhar novos caminhos com os cursos de mecânica de máquinas e de motos, que têm demanda. Toda essa formação serve para a mulher empreender como autônoma ou no comércio. Sem esquecer também as turmas do curso de agroecologia, onde nós vamos ensinar as mulheres a montar um quintal produtivo e incentivar a sustentabilidade delas no campo”, frisou Juliana.

A expectativa entre as alunas são as melhores. Elas não vêm a hora de aprender, na prática, os novos desafios que estão por vir nessa nova etapa de vida que se inicia para cada uma. É o caso de Fabiane Lima, do Indianópolis, a primeira a se inscrever no curso de mecânica de motos.  “É um trabalho que eu posso fazer de extra, consertar minha moto e a dos outros. Aonde a gente chega só tem homem para atender, que pode enrolar a gente, aí, vou focar no público feminino, já que tem muita mulher andando de moto por aí”, pontuou. Para a costureira Maria Luciene de Siqueira, do Bairro José Liberado, o curso de mecânica de costura vai ajudar no planejamento financeiro. “Quando a gente procura um mecânico, sempre é muito caro, ele cobra um absurdo. Eu vou fazer para economizar na minha produção e também para poder ajudar alguma colega”, salientou.