Prefeitura de Caruaru participa de audiência com o ministro da Justiça Sérgio Moro


Em Brasília (DF), o ministro da Justiça, Sérgio Moro, recebeu a secretária de Ordem Pública de Caruaru, Karla Vieira, além de representantes do Conselho Nacional de Secretários e Gestores de Segurança Municipal (CONSEMS) para apresentação de propostas para a área da segurança pública municipal. O CONSEMS apresentou uma "carta" com ações necessárias para avanços nesse campo.


"Os municípios podem contribuir muito nas ações de prevenção primária e secundária, bem como com as guardas municipais. No entanto, das obrigações constitucionais com destinação de recursos em percentuais estipulados para saúde, educação, assistência social e funcionalismo público resta muito pouco para investimento em obras estruturantes e demais áreas da prefeitura, como a ordem pública”, afirmou a secretária Karla Vieira. “Tem que ter muita criatividade e determinação, como a prefeita Raquel Lyra, para não se abster de fazer sua parte, mas é necessário que o Governo Federal, após a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), avance na inclusão dos municípios", complementou a secretária.

O CONSEMS seguiu a pauta da tarde na Câmara dos Deputados. Diante da grande renovação que vivencia em seu quadro, o conselho espera que os parlamentares também tenham o olhar voltado para a segurança no âmbito municipal.