Prefeitura de Caruaru realiza terceiro seminário sobre trabalho infantil


A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), realizou nesta quarta-feira (06), o terceiro seminário do Projeto Fazendo Direito. Nesta edição, o evento foi focado na discussão do tema: “Fazendo Direito: juntos no enfrentamento ao trabalho infantil”, e trabalhado junto aos profissionais da assistência social que atuam em Caruaru. Compareceram também representantes de municípios vizinhos convidados, como Vertentes, Gravatá e Chã Grande.
O debate contou com as palestras do procurador do Ministério Público do Trabalho de Pernambuco, José Adilson Pereira (graduado em Direito e em Administração pela UFPE, mestre em Direitos Fundamentais Sociais pela UFSE) e da assistente social Ozana Castro (pesquisadora da temática do trabalho infantil pelo Grupo de Estudos e Extensões no Campo da Política da Criança e do Adolescente – GECRIA/UPE).
A mesa de honra foi formada pelos palestrantes e por Maria Lucineide Santos (coordenadora do Projeto Fazendo Direito), Thamyres Lívia Lima (gerente de Proteção Social Especial da SDSDH), Priscila Azevedo (Gerente do Suas da SDSDH e Conselheira do Comdica), Jorge Casa Grande (representante do Conselho Tutelar) e Juliana Gouveia (secretária de Políticas para Mulheres de Caruaru)
A secretária da SDSDH, Perpetua Dantas esteve presente e falou sobre a relevância do encontro. “Dentro do trabalho infantil temos uma série de violação de direitos que não são muitas vezes percebidas, então a gente precisa estar sempre capacitando os profissionais da assistência através do projeto Fazendo Direito, que traz um trabalho concreto e uma proposta de capacitação permanente da nossa própria equipe, para que nós tenhamos um link direto com as instituições de direito e órgãos também de denúncia que podem coibir essas práticas.
“Esse projeto (Fazendo Direito) está no caminho certo porque está promovendo muito o trabalho de conscientização, de esclarecimento da população para trazer à discussão para todos os segmentos da sociedade”, destacou o procurador do MP e palestrante José Adilson Pereira.
O Projeto Fazendo Direito é financiado pela Fundação Itaú Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru (COMDICA), e visa desenvolver ações de enfrentamento ao trabalho infantil na perspectiva da prevenção, atendimento e fortalecimento. Os seminários são realizado com o intuito de levar esclarecimentos e alertar sobre o trabalho infantil e já foram realizados com os profissionais da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e com os servidores da Secretaria de Educação de Caruaru.