Agricultores de Timbaúba e Vicência entregam produtos do PAA

Os agricultores do município de Timbaúba e Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, entregaram suas produções agrícolas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Coordenado pelo Ministério da Cidadania, o programa é operado no Estado pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), que é responsável por receber os produtos e direcioná-los para as entidades socioassistenciais beneficiadas.

Em Timbaúba, são contemplados 15 agricultores que fornecem inhame, macaxeira, batata-doce e banana, além de sete entidades que recebem esses produtos, beneficiando cerca de 1.200 pessoas em situação de vulnerabilidade nutricional.

 

Já no município de Vicência são 10 agricultores que fornecem os produtos agrícolas ao programa. A instituição beneficiada com a doação dos alimentos é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAs). Ao todo, são beneficiadas 1.900 pessoas. Em 2019, em Timbaúba, foram adquiridas mais de 14 toneladas de alimentos. Já em Vicência, foram cerca de 10 toneladas.

 

Para esta edição do programa, foram celebrados dois novos contratos para a continuidade do PAA no Estado, totalizando R$ 12,9 milhões. Serão beneficiados cerca de 3.700 agricultores, com a previsão de aquisição de aproximadamente 2,9 mil toneladas de alimentos a serem doados a 664 entidades socioassistenciais cadastradas, garantindo alimentos a 225.936 pessoas.

 

Por iniciativa do IPA, R$ 4 milhões serão destinados ao cadastramento de agricultores e agricultoras familiares, indígenas e quilombolas em parceria com as organizações e movimentos sociais.