Pessoas com comorbidades precisarão comprovar condição para serem vacinadas contra a covid-19 em Pernambuco

Reunião da Secretaria de Saúde de Pernambuco com gestores municipais estabeleceu como será a comprovação das comorbidades durante a campanha de vacinação contra a covid-19. Este grupo é o próximo a ser beneficiado pela imunização, assim que houver doses suficientes.

Na reunião, ficou decidido que as pessoas com doenças pré-existentes contempladas com esse imunizante deverão atestar seu quadro em algum serviço de saúde. Um formulário padrão será disponibilizado para que esse atestado possa ser apresentado no ato da vacinação, prevista para começar em maio a depender da disponibilidade de doses do imunizante pelo Ministério da Saúde (MS), responsável pela aquisição e envio aos estados.

Também na reunião, foi acordado que essa vacinação irá avançar por faixa etária, começando com aqueles entre 55 e 59 anos, e decrescendo a partir da chegada das vacinas até chegar aos 18 anos. As exceções serão as pessoas que fazem hemodiálise e com síndrome de Down, por recomendação do Ministério da Saúde e as pessoas com HIV, transplantadas e com obesidade mórbida, por pactuação na CIB, que poderão ser vacinadas em sua totalidade já no primeiro momento.

As comorbidades elencadas na campanha de vacinação contra a Covid-19 são: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente (nos estágios 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade); insuficiência cardíaca (ic); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos; anemia falciforme; obesidade mórbida; síndrome de Down; e cirrose hepática.