Governo de Pernambuco libera shows com até 1200 pessoas e amplia capacidade de eventos sociais e esportivos

O Governo do Estado anunciou flexibilizações para eventos sociais e culturais, como shows com até 1.200 pessoas como evento-teste.

Entre os critérios para os shows, o governo incluiu prioridades para vacinados com duas doses contra a Covid. Os shows deverão receber autorização do governo para serem realizados.

O protocolo, com permissão para parte dos presentes em shows não terem recebido duas doses da vacina, abre brecha para a disseminação da variante delta, já que estudos comprovam que apenas duas doses da vacina impedem o agravamento da Covid por causa dessa cepa.

As novas regras valem a partir de 30 de agosto, próxima segunda-feira.

Veja a lista das flexibilizações do governo Paulo Câmara:

*Eventos culturais e shows* - Liberada a solicitação para eventos-teste de até 1.200 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor, em setembro/2021. Público sentado e com obrigatoriedade de uso de máscara, quando não estiver consumindo comida ou bebida. 80% da venda dos ingressos para pessoas com 2ª dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou 1 dose, no caso de vacina de dose única; e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento. O público deve realizar o teste RT-PCR, entre 48 horas e 72 horas após o evento, por amostragem, de responsabilidade da produção/organização. Os eventos-teste poderão ter duração de, no máximo, 7 horas com horário até 1h da madrugada.

*Eventos esportivos* – Fica permitida a presença de torcida, até 300 pessoas ou 50% da capacidade do local, valendo o que for menor, em competições esportivas, com exceção do futebol profissional.

*Eventos corporativos* - A capacidade subirá para 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. Será permitida a música ao vivo, mas sem espaço para dança. A partir de 300 pessoas, será necessário haver 80% de venda dos ingressos para pessoas com 2ª dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou 1 dose, no caso de vacina de dose única; e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento.

*Exemplos: Assembleias, capacitações, cursos, conferências, congressos, convenções, encontros, entrevistas, fóruns, painéis, palestras, reuniões, simpósios, seminários, solenidades, treinamentos, webinar e workshops*.

*Eventos sociais/Buffet* - Vão poder funcionar em todo o Estado, das 8h à 1h da madrugada, durante a semana e nos finais de semana e feriados. A capacidade avança para 300 pessoas ou 80% do local, o que for menor. A partir de 100 pessoas, deverá ser com 80% de venda dos ingressos para pessoas com 2ª dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou 1 dose, no caso de vacina de dose única; e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento. Deve haver monitoramento de convidados após o evento. Permanece permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. 

*Exemplos: Aniversários, batizados, bodas, casamentos, festas infantis, formaturas e noivados*.

*Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico* - A capacidade sobe para 500 pessoas ou 80% do local, o que for menor. A partir de 300 pessoas, será necessário 80% de venda dos ingressos para pessoas com 2ª dose da vacina, contados a partir do 15° dia após a aplicação para o acesso, ou 1 dose, no caso de vacina de dose única; e 20% para pessoas com 1ª dose e teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento. Permanece permitida a apresentação musical com até cinco integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor ou DJ, mas sem dança e sem a permanências das pessoas em pé. Alimentos e bebidas também são permitidos. Continuam funcionando em todo o Estado, das 8h à meia-noite, durante a semana e nos finais de semana e feriados.