PF apreende mala com 79 celulares sem documentação fiscal no Aeroporto do Recife

Uma mala com 79 celulares sem documentação fiscal foi apreendida pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital. 

A Receita Federal estimou o valor da carga de aparelhos de iPhone em 32 mil dólares, o equivalente a R$ 172 mil.

A apreensão dos celulares aconteceu durante fiscalizações de rotina em um voo doméstico feitas pela Polícia Federal.

O homem, que não teve idade ou nome divulgados, embarcou em Goiânia. Segundo a PF, o passageiro não foi ouvido pelos policiais e só será interrogado caso não apresente a documentação dos celulares apreendidos.

No momento da abordagem, ao passar por uma entrevista prévia, ele se mostrou nervoso e se contradisse sobre o conteúdo da mala, conforme informou a PF. Posteriormente, agentes abriram a bagagem e encontraram os celulares.

O homem assinou um termo de retenção de bens e, após procedimento, foi liberado. Ele recebeu um prazo para apresentar defesa e comprovação da entrada legal dos bens.

Caso não comprove, o passageiro pode perder toda a mercadoria e sofrer sanções fiscais, além de ser indiciado pelo crime de descaminho, com penas que variam de um a quatro anos de reclusão, de acordo com a PF.