Polícia Civil faz operação contra fraude em licitação e desvio de dinheiro público em Amaraji e Gameleira

A Polícia Civil cumpriu cinco mandados de busca e apreensão dentro da segunda fase da operação Sequência Real, que investiga crimes de fraude em licitações, peculato (desvio de dinheiro público ou para proveito próprio ou alheio), lavagem de dinheiro e falsidade ideológica em Amaraji e Gameleira, ambas na Zona da Mata.

As licitações investigadas são das prefeituras e Câmaras Municipais das duas cidades. A Polícia Civil não informou, no entanto, se os contratos foram feitos pelas gestões atuais ou anteriores do Executivo e Legislativo. Os nomes dos alvos também não foram divulgados pela corporação.

Os mandados foram emitidos pela Vara Única da Comarca de Amaraji para endereços no Recife e em Chã Grande, Amaraji e Gameleira, na Zona da Mata, e Gravatá, no Agreste.

As investigações começaram em maio de 2019 e, na primeira fase, foram investigadas fraudes em licitações em Gameleira e Amaraji.

Na época, a ex-prefeita de Gameleira Yeda Augusta foi presa temporariamente.

O inquérito é conduzido pela delegada Isabela Veras Porpino, adjunta da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco).

Além de peculato e fraude em licitação, são investigados os crimes de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. O material apreendido durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão foi encaminhados à sede do Draco, no Barro, na Zona Oeste do Recife.