Música brasileira de luto: Morre Elza Soares

A cantora e compositora Elza Soares morreu na tarde desta quinta-feira, 20 de janeiro, aos 91 anos, de causas naturais. A informação foi anunciada pelo perfil oficial do Instagram da cantora. 

"É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim", diz a postagem.

Nascida em 23 de junho de 1930 na zona oeste do Rio de Janeiro, casou-se aos 12 anos com um homem dez anos mais velho, Alaúrdes Soares, e foi mãe aos 13. Elza perdeu dois dos cinco filhos por causa da inanição e ficou viúva aos 21.

Conheceu Garrincha nos anos 1960, com quem teve um filho. Eles ficaram juntos por 15 anos e, ao longo deste período, Elza sofreu com episódios recorrentes de violência doméstica, relatados anos depois. Assim como Elza, Garrincha morreu também em um 20 de janeiro, no ano de 1983.

O velório da cantora será realizado nesta sexta-feira (20), em cerimônia aberta ao público no Theatro Municipal do Rio. Em seguida ela será transportada por carro do Corpo de Bombeiros até o cemitério Jardim da Saudade, no Jardim Sulacap, onde ocorrerá o sepultamento.

Inicialmente, o velório será restrito para amigos e familiares, das 8h às 10h. Os fãs da cantora poderão participar da despedida das 10h às 14h. O enterro, porém, será totalmente restrito.