Polícia Federal apresenta balanço do ano de 2021 em Pernambuco

Durante o ano de 2021, a Polícia Federal em Pernambuco cumpriu seus trabalhos nos mais diversos setores de atuação, mantendo a produtividade e excelência que os cidadãos brasileiros já conhecem e confiam. Foram realizadas, ao todo, 40 operações policiais ao longo do ano, alcançando uma média de mais de 3 operações policiais por mês.

Essas ações se dividiram nas áreas de crimes cibernéticos, tráfico de drogas, defesa do patrimônio, corrupção, crimes fazendários, crimes contra direitos humanos, crimes eleitorais, previdenciários e ambientais. Além das operações policiais, os serviços prestados pela PF como emissão de passaporte, atendimento de estrangeiros, controle de armas, produtos químicos e fiscalizações também permaneceram atuantes.

Ao longo do ano passado, a PF em Pernambuco cumpriu 44 Mandados de Prisão Preventiva, 7 Mandados de Prisão Temporária, prendeu 172 pessoas em flagrante delito, além de cumprir 342 Mandados Judiciais de Busca e Apreensão. 

No combate ao tráfico de drogas, foram apreendidos 2.242 quilos de cocaína (2.2 Toneladas), além de 10.100 quilos de maconha pronta para o consumo e 1505 comprimidos de drogas sintéticas, além de cerca de 1.500.000 (um milhão quinhentos mil pés) pés de maconha erradicados em operações no sertão do estado. Ainda foi realizado um curso de operações na caatinga e um estágio, formando Policiais Federais para atuarem nesse tipo de operação.

No somatório das operações policiais, foi apreendida a quantia de R$ 23.723.234,89 (vinte e três milhões) para reparação de danos aos cofres públicos, e ainda foram resgatadas 7 crianças e 6 adolescentes de situação de risco e 23 adultos em operações de combate ao trabalho forçado ou condições degradantes.

A representação da Interpol em Pernambuco também realizou diversos trabalhos de integração e reunião familiar no resgate a vítimas mantidas em cárcere privado em outros países, prisão de foragidos internacionais e localização de pessoas desaparecidas.

Além da atividade policial, a PF realizou a emissão de mais de 27 mil passaportes, mais de 2.2 mil requerimentos de estrangeiros foram deferidos, e no critério de avaliação, o serviço recebeu nota acima da média nacional.

No tocante à fiscalização de Produtos Químicos, ao longo de 2021, a PF fiscalizou 74 empresas que trabalham com produtos químicos de uso controlado, 503 processos analisados e 91 inspeções prévias. Na área de Segurança Privada, foram fiscalizadas 622 instituições financeiras que possuem plano de segurança homologado pela PF e 97 empresas de segurança privada.

Além das áreas instituídas legalmente como atribuições da PF, a instituição ainda foi além, realizando trabalhos e serviços de apoio e integração com a comunidade e de auxílio a pessoas carentes, promovendo ações de apoio social.

A Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco ainda cresceu em estrutura, com o centro de treinamento operacional e a inauguração do stand de tiro, onde são realizados treinamentos continuados com os servidores policiais.

O Estado de Pernambuco, através da Polícia Federal, recebeu dois novos cães policiais para o trabalho de combate às drogas e formou um policial para operar com esses cães. Também foram iniciadas as obras de ampliação do canil da Superintendência Regional da Polícia Federal em Pernambuco 

Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia do Covid-19, a Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco se fez atuante, cumprindo com seu dever de atender e proteger a população. (Informações e Foto: Comunicação Social SR/PF/PE)