Zefinha Parteira morre aos 81 anos, em Caruaru

Zefinha Parteira morreu aos 81 anos no domingo (20) vítima de um acidente vascular cerebral (AVC). Ela foi eleita Patrimônio Vivo de Caruaru, em dezembro de 2021.

Zefinha trouxe mais de 2 mil crianças ao mundo e foi representante das parteiras nos Conselhos Municipais de Saúde, da Mulher e do Idoso. Ela também atuou como presidente da Associação de Parteiras Tradicionais de Caruaru.

Nota de pesar - Raquel Lyra

Recebi uma triste notícia, neste domingo. Dona Zefinha Parteira nos deixou. Ela, que foi recentemente eleita Patrimônio Vivo de Caruaru, e que teve sua vida dedicada a cuidar das gestantes, dando todo apoio necessário em um momento tão especial na vida de uma mulher, que é a chegada de um filho. Por suas mãos, mais de 2 mil crianças nasceram. Sempre ativa na luta por uma sociedade mais justa, fez parte de conselhos e foi uma forte representante das parteiras. Aos familiares e amigos, o meu fraterno abraço.

Raquel Lyra

Prefeita de Caruaru

Nota de pesar - Fundação de Cultura

A Fundação de Cultura de Caruaru recebe, com muita tristeza, a notícia do falecimento de Zefinha Parteira, uma das eleitas no III Edital do Registro do Patrimônio Vivo do município.

Zefinha Parteira exerceu o trabalho por mais de quatro décadas, trazendo ao mundo mais de 2 mil crianças com seus saberes, sendo a definição mais orgânica da cultura popular e tradicional. Ainda estava em atividade, formando novas parteiras.

Representou a categoria também nos conselhos municipais de Saúde, da Mulher e do Idoso. Foi presidente da Associação de Parteiras Tradicionais de Caruaru.

Toda a equipe da Fundação de Cultura sente, profundamente, a partida da importante representação da cultura popular. Aos amigos e familiares, nossos sinceros sentimentos.

Rubens Júnior

Presidente da FCC