Prefeitura de Caruaru promove cursos voltados ao combate à violência nas escolas

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), está promovendo cursos voltados para a busca da cultura de paz nas escolas. O primeiro, intitulado "Introdução e fundamentos da Justiça Restaurativa – Comunicação não violenta", aconteceu no último dia 18, no auditório da Seduc, e teve como público-alvo a equipe do psicossocial e do acompanhamento pedagógico da secretaria. As aulas estão sendo ministradas pelo professor e PhD. Marcelo L. Pelizzoli. O segundo curso, Círculos de Construção de Paz, será realizado de 19 de abril a 25 de maio.

Nesse primeiro encontro, os participantes aprenderam a preparar ações em torno da convivência e da cultura de paz, pertinentes às relações e aos conflitos no âmbito escolar. "O objetivo foi compreender os fundamentos e o paradigma da Justiça Restaurativa na educação, com foco no cuidado das relações, dimensões pedagógicas, bem como na prevenção, no manejo e na transformação de conflitos", explicou a secretária executiva pedagógica da Seduc, Joana Torres.

No segundo curso, os participantes vão poder aprofundar os círculos restaurativos e suas variações, como prática na implementação da Justiça Restaurativa no sistema educacional e certificar facilitadores em círculos de construção de paz (educacionais não conflitivos). Cuidando do cuidador, fortalecimento do facilitador, aspectos de crescimento pessoal e relacional, os desafios escolares e as experiências e casos estão entre os assuntos a serem debatidos.

De acordo com Joana, os dois cursos são distintos, porém complementares. “O primeiro não havia pré-requisitos para participar e teve como foco o método e a filosofia da comunicação não violenta. Já o segundo tem como pré-requisito a participação no primeiro, e confere o participante como facilitador de Círculos de Construção de Paz”, afirmou.

Justiça Restaurativa - Transmite os preceitos fundamentais relacionados ao bom convívio escolar e social e permite conscientizar as crianças e adolescentes a protagonizarem os valores éticos, as responsabilidades sociais e o aprendizado de habilidades que estimulem o diálogo, a cooperação e a solução pacífica.

Círculos de Construção de Paz - É uma proposta educativa que se torna um instrumento eficiente para a prevenção da violência nas escolas, o aprendizado da convivência e a promoção da cultura da paz. "A paz não é dada, é construída no dia a dia, de modo coparticipativo, nas relações uns com os outros", concluiu Joana Torres.

Marcelo L. Pelizzoli - É graduado em Filosofia (1990), especialista em Ciência Política, mestre em Antropologia Filosófica PUCRS (1993), doutor em Filosofia (2000) e pós-doutor em Bioética. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Pernambuco, nas áreas de Ética Prática, Saúde Coletiva (PICS) e Direitos Humanos (Conflitos, Justiça Restaurativa...), com ênfase de estudos em sujeito, saúde mente-corpo, cultura de paz, hermenêutica, alteridade (resolução de conflitos), epistemologia da saúde e ambiental. Também é membro do Grupo de Ciência e Cultura de Paz e da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara. Tem formação internacional em Terapia Sistêmica Familiar, em Orgonomia (Reich), em CNV, com M. Rosenberg, e em Círculos de Diálogo, com Kay Pranis, bem como é coordenador do Espaço de Diálogo e Reparação da UFPE e coordenação do Núcleo de Justiça Restaurativa de Pernambuco. (Foto: Elvis Edson)