Justiça Federal em Pernambuco sofre ataque cibernético e sistemas ficam fora do ar

Um ataque hacker deixou fora do ar o site e os sistemas de atendimento da Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) nesta quarta-feira, 6 de abril.

Veja o comunicado da Justiça Federal:

"Detectamos nos nossos sistemas, no início da manhã, um ataque cibernético de grande dimensão nos nossos sistemas, ficando a salvo, apenas, o PJE 2x.

Até o presente momento, não sabemos a extensão dos danos nem quanto tempo os sistemas ficarão fora do ar, mas não conseguiremos normalizar até sexta-feira.

Suspenderemos, então, os prazos processuais, exceto do PJE2x e, como os atendimentos eletrônico e por telefone foram afetados, também suspenderemos o expediente dos servidores e o atendimento externo.

Até sexta-feira, devemos ter uma posição sobre a extensão dos danos e uma previsão de retorno à normalidade dos sistemas afetados. Contamos com a compreensão de todos."

O PJe 2.x é o sistema que abriga ações judiciais originadas em Turmas Recursais, que julgam os recursos das sentenças proferidas nos Juizados Especiais Federais, e nas ações em que figurem como demandados, perante os JEFs, partes distintas da União Federal e do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Os recursos interpostos contra decisões em ações que já tramitam no PJe são protocolados no mesmo sistema, segundo resolução nº 9/2021 do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). (Foto: Ascom/JFPE)