Reeducandos auxiliam na limpeza de Caruaru para as festas de São João

Um grupo de 55 reeducandos do regime aberto e livramento condicional, acompanhados pelo Patronato Penitenciário, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), auxiliam as equipes de limpeza da prefeitura de Caruaru, Agreste do Estado, para deixar a cidade pronta para o São João deste ano. Os apenados estarão durante toda esta semana realizando serviços de capinação, varrição e limpeza do estacionamento no Alto do Moura e no Centro de Atendimento ao Turista.

Eles atuam numa área de aproximadamente dois mil metros quadrados. Outros grupos também estão distribuídos na limpeza das praças. A oportunidade de retorno ao mercado de trabalho se dá graças ao convênio do Patronato com a prefeitura. Pelos serviços eles são remunerados com um salário mínimo (R$ 1.212,00) e trabalham das 7h às 13h de segunda a sexta-feira. “A contratação de reeducandos significa uma redução expressiva dos custos na folha de pagamento, em torno de 40%, além de proporcionar uma segunda chance para se reinserirem no mercado de trabalho e transformarem suas vidas”, ressalta o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Marcelo Canuto.

Os 55 reeducandos que atuam no trabalho de limpeza do Alto do Moura fazem parte dos 278 que já exercem atividades na prefeitura do município em áreas como limpeza, capinação, varrição e paisagismo.