Em Petrolina, Raquel encontra entidades e destaca força do Sertão pernambucano

A pré-candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), cumpre agenda, nesta quinta-feira (2), em Petrolina, Sertão do São Francisco. Durante toda a manhã, Raquel visitou empresas e entidades, ouvindo demandas e sugestões de especialistas e empresários, a fim de reforçar o seu projeto por Pernambuco.

O primeiro compromisso da tucana foi uma visita ao Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC). Referência na região, o projeto, que funciona em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf), possui 41 mil hectares de área cultivável, sendo 80% localizada em Petrolina. A estrutura garante cerca de 120 mil empregos diretos e indiretos, tornando-se um dos maiores projetos irrigados públicos do país.

Durante a visita, o pré-candidato a deputado federal, Guilherme Coelho, e também presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), pontuou a importância do cultivo de frutas na região. "Durante o período de pandemia, a exportação de frutas só fez crescer. O mundo começou a entender que a alimentação saudável é fundamental. A fruta mais exportada em 2021 foi a manga, e a uva, a terceira, e cerca de 40% delas saem daqui. A fruticultura gera emprego e renda", explicou.

A presidente estadual do PSDB também se reuniu com um grupo de contadores. A Política Tributária em Pernambuco foi o tema que norteou toda a conversa, destacando que a forma que o Governo do Estado atua hoje não favorece quem investe ou quer investir no estado. "O que acontece, hoje em dia, entre os vários exemplos que podemos dar, é que o pequeno empreendedor fomenta o Governo do Estado, e não ao contrário. A ordem é inversa e burocrática", explicou o professor e pré-candidato a deputado estadual, Allan Maux.

"Pernambuco é o pior estado do Brasil para empreender, segundo o Banco Mundial. Precisamos desburocratizar processos para quem quer investir no estado. Em Caruaru, logo quando chegamos, o tempo para abrir uma empresa era de seis meses. Hoje, se resolve em até um mês. A lógica tributária precisa seguir a lógica de investimentos no estado, mas, hoje, não existe lógica. Precisamos criar um modelo que seja viável e traga resultados positivos. Uma política tributária que faça a máquina funcionar e não trate os empresários como inimigos do estado", frisou a pré-candidata.

A agenda da manhã encerrou nos estúdios da Rádio Grande Rio. A pré-candidata, acompanhada da deputada Priscila Krause, trouxe para a conversa um pouco da sua experiência à frente da Prefeitura de Caruaru, principalmente sobre os desafios durante a pandemia e dos números positivos gerados, mesmo com a crise sanitária. Atualmente, Caruaru figura na primeira colocação no ranking dos municípios do interior do Estado com a maior concentração de postos de trabalho, de acordo com os dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

"Não estou sozinha nos meus desafios e sei que podemos fazer muito por Pernambuco. A gente, aqui em Petrolina, com o Rio São Francisco e a sua fartura de água, mesmo assim falta água na torneira do povo. Esse é só um dos vários exemplos que posso dar da total isenção de quem deveria cuidar do nosso povo", destacou Raquel.

Acompanharam a agenda também o pré-candidato a deputado federal, Nunes Rafael; a pré-candidata a deputada estadual, Lucinha Mota; o presidente da Câmara de Carnaubeira da Penha, Welber Santana, e o ex-prefeito de Cabrobó, Eudes Caldas.