Armandinho discute propostas para a educação de Caruaru e de Pernambuco

Como professor, pesquisador e PhD em Educação, uma das principais bandeiras de campanha do candidato a deputado estadual Armandinho (Solidariedade) é a educação. Com a sua vivência profissional, aliada à experiência acadêmica, ele vem trabalhando para levar educação de qualidade para população pernambucana. E foi com esse foco que ele se reuniu, na manhã desta quarta, com a secretária municipal de educação de Caruaru, Aline Tibúrcio.

Um dos principais temas conversados foi em relação à evasão escolar, que teve um aumento significativo, devido à pandemia. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, em 2021 a evasão escolar na rede pública de Pernambuco atingiu uma média de 4,7%, por causa da pandemia de Covid-19. Os dados estão baseados na quantidade de alunos que não voltaram às aulas, de forma presencial ou remota, nos ensinos fundamental e médio. Segundo a secretária municipal Aline, em Caruaru, essa grande evasão já está sendo sanada. “Já conseguimos reduzir esse dado, aqui no município. É um trabalho muito importante, que envolve diversos tipos de profissionais, para garantir o bem-estar de alunos e professores. ”, contou ela.

Armandinho se colocou à disposição do poder municipal, para que mais trabalhos sejam desenvolvidos, a fim de garantir educação e de qualidade para todos e todas. “Sou professor concursado do estado, trabalhei em diversas escolas, inclusive em presídios, e sei o quanto esse é um trabalho essencial, para uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos. Por isso, estou desenvolvendo propostas para que o setor educacional seja altamente beneficiado, através de investimentos, sejam federais, estaduais ou municipais. Lutarei por melhorias para estudantes, gestores, professores, e todo corpo técnico-pedagógico das escolas”, garantiu o candidato.

Um dos focos de Armandinho é a implantação de escolas que ofereçam o ensino médio na Zona Rural de Caruaru e em Pernambuco, o que contribuirá para redução da evasão escolar. “Ao terminarem o ensino fundamental II, a maioria dos jovens abandonam os estudos por falta de escolas de ensino médio na zona rural. Muitos estudantes precisam se deslocar para a zona urbana, algo cansativo e custoso para muitas famílias. Por esse e outros motivos que os índices de quem possui o ensino médio completo ainda são muito baixos. Precisamos investir na construção de escolas de ensino médio em zonas rurais, e essa é uma responsabilidade do governo do estado”, explicou ele.