Caruaru inicia Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação para atualização da caderneta vacinal

Tem início nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, que tem como meta vacinar, no mínimo, 95% das crianças de um a menores de cinco anos de idade contra a poliomielite e atualizar a situação vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A campanha segue até o dia 9 de setembro e terá o Dia ‘D’ no dia 20 de agosto.

Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. Os pequenos de um a quatro anos deverão ser vacinados indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Já para os adolescentes, serão ofertadas as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

“É importante lembrar que todos os imunizantes que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso,

poderão ser administradas de maneira simultânea com a vacina da Covid-19, nas crianças a partir de 4 anos de idade”, disse a coordenadora do PNI de Caruaru, Tatiane Lino.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na zona urbana, das 8h às 16h, e na zona rural, das 8h às 15h. É necessário levar a caderneta de vacina, cartão Sus ou CPF. (Foto: Elvis Edson)