Secretaria de Saúde realiza ações em alusão ao Setembro Amarelo

Encerrando as comemorações do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizou, na última terça-feira (27), uma ação, no Centro de Caruaru, em alusão ao mês. Na oportunidade, a equipe do CAPS Transtorno realizou uma panfletagem reforçando a importância de se discutir o tema do suicídio e alertar para a sua prevenção. Além disso, a ação contou com uma roda de dança com um trio pé de serra, que garantiu a animação dos participantes.

“O objetivo do Setembro Amarelo é de fazer as pessoas lembrarem de todos as milhares de motivos que elas têm para viver. Esse é o sentido da campanha. O amarelo remete ao sol, a alegria, a motivação. O mês amarelo buscar lembrar sobre a importância de saudar a vida e de como é bom viver”, disse a gerente do CAPS Transtorno, Shirlane Silva.

Outros serviços de saúde também estão engajados na campanha desde o início do mês setembro, como as equipes de Serviço Social e de Psicologia do Hospital Municipal Manoel Afonso (HMMA) que promoveram ações na unidade com foco na prevenção ao suicídio. Na unidade, foi realizada uma roda de conversa, que contou com a facilitadora e psicóloga Maria Carolina Lucena, e teve como público-alvo os servidores do hospital e os acompanhantes dos pacientes internos na unidade. No local, que completou 16 anos esse ano, os servidores foram presenteados com ações de promoção ao autocuidado com as práticas integrativas complementares de saúde como: massagem, ventosaterapia e auriculoterapia. Outras unidades de Saúde como AME Idoso, Unidade Municipal de Fisioterapia e as Residências Terapêuticas contaram com programação alusiva ao mês.

Assim como, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que realizam o primeiro acolhimento dos pacientes na Atenção Básica, também realizaram ações voltadas para os servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (Sus).

Centro de Atenção Psicossocial - CAPS

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços de saúde chamados de ‘porta aberta’ com atendimento 24h, voltados para as pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial. No local, são oferecidos serviços de acolhimento, escuta individual, grupos terapêuticos, consultas médicas, visita domiciliar e atividades terapeitizantes. (Foto: Elvis Edson)

Serviço:

Telefone: (81) 98384-2952

Endereço: Rua Rio Formoso, s/n, Jardim Boa Vista