Após disputarem racha na BR-232, motociclistas têm motos apreendidas pela PRF

O “racha” é aquele caracterizado pela participação em corrida, disputa ou competição automobilística ou ainda de exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor, em via pública. Foi justamente isso que agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagraram na noite desta segunda (17), na BR-232, em Caruaru.

Cerca de dez motos participavam da prática ilegal e arriscada. O primeiro motociclista a ser abordado não atendeu à ordem de parada, saiu em alta velocidade e acabou caindo do veículo. Os demais participantes deixaram o local e estacionaram as motocicletas na UPA, para onde se deslocou a equipe policial.

Lá os PRFs encontraram nove motocicletas que foram utilizadas no “racha”. Alguns dos participantes ainda se deslocaram a pé até as proximidades da unidade PRF a fim de atrapalhar o trabalho policial, mas não obtiveram sucesso.

No total, nove motos foram retidas e seus proprietários identificados, porém alguns deles não se apresentaram aos agentes PRFs. Depois do devido procedimento de autuação, algumas das motocicletas foram liberadas e outras foram levadas ao pátio, já que também seria necessário sanar algumas irregularidades como, por exemplo, escapamento alterado e ausência de retrovisores.        

O popularmente chamado "racha", ou “corrida de rua”, é uma infração de trânsito gravíssima e está definida no Código de Trânsito Brasileiro - CTB, artigo 173, simplesmente como “disputar corrida”. Além da multa no valor de R$2.934,70 e sete pontos na Carteira de Habilitação, a penalidade inclui a suspensão do direito de dirigir. É, portanto, uma corrida em via pública não autorizada pela autoridade competente. (Foto: PRF/Divulgação)