CaruaruPrev é certificado pelo Instituto Totum

A Prefeitura de Caruaru, por meio do CaruaruPrev, recebeu o certificado emitido pelo Instituto Totum, que aponta para a profissionalização e melhorias da gestão do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), do município. O avanço aprova o desempenho das respectivas atribuições da gestão.

Para atingir a certificação, foram analisados, apresentados e aprovados os conhecimentos e as competências nas seguintes áreas: Gestão Contábil; Gestão de investimentos dos recursos previdenciários; Gestão Atuarial; Plano de Custeio; Plano de Benefícios; Regimes Próprios de Providência Social; Seguridade Social; Responsabilidade Fiscal e Previdenciária; Compensação Previdenciária; Controle Interno e Externo; Regulação e Fiscalização; Certificado Institucional (pró-gestão); Compliance e Ética; Administração Pública; Inelegibilidade; Responsabilidade Disciplinar, Civil e Criminal.

Para a diretora presidente do CaruaruPrev, Fernanda de Melo, “a Certificação Dirigente RPPS é fundamental tanto para o cumprimento das disposições legais quanto para a profissionalização da gestão dos RPPS e a melhoria no desempenho das respectivas atribuições, buscando assim, o aprimoramento constante e a excelência na gestão previdenciária.”

Por sua vez, conforme disposição legal, todos os RPPS precisam ter o nível básico, atendendo todos os critérios elencados até o ano de 2023.  Atualmente, apenas 7,48% dos municípios de Pernambuco conseguiram obter a referida Certificação, estando o CaruaruPrev dentro deste percentual de gestores certificados.

A Certificação cumpre o exigido no inciso II do art. 8º-B da Lei 9.717, de 1998, e dos dispositivos da Portaria SEPRT/ME nº 9.907, de 2020.

O Instituto Totum

É a primeira e única certificadora acreditada pela Secretaria de Previdência Social (SPREV), conforme publicação oficial da Portaria SPREV nº 14.770, de 17 de dezembro de 2021.