Caruaru inicia aplicação da Pfizer Baby neste sábado (12)

Após pactuação entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) e os municípios pernambucanos, que aconteceu em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), ficou definida a liberação para vacinação contra a Covid-19 para as crianças de 6 meses até 2 anos em todo território pernambucano. 

Inicialmente, a vacinação será exclusiva para as crianças com as comorbidades listadas no Plano Nacional de Operacionalização (PNO), elaborado pelo Ministério da Saúde (MS). São elas:  pneumopatias graves, diabetes, hipertensão arterial e pulmonar, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas, doença renal, imunocomprometidos, obesidade (IMC >40), síndrome de Down, hemoglobinopatias graves e cirrose hepática e será administrada em três doses, sendo as duas primeiras ( D1 e D2) com o intervalo de 21 dias (três semanas), seguidas por uma terceira dose (D3) que deve ser administrada com, pelo menos, dois meses (oito semanas) após a segunda dose.

Em Caruaru, a vacinação tem início na tarde de hoje, a partir das 14h, na Via Parque (trecho do INSS). O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e das 17h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 8h às 18h. Neste primeiro momento, em função da quantidade de doses enviadas ao município, Caruaru vai realizar a vacinação das crianças de 6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias, com comorbidades. Para vacinar os pequenos é necessário levar o Cartão SUS ou CPF, caderneta de vacinação e laudo médico que comprove a comorbidades. 

“Recebemos 1.240 doses da Pfizer Baby. Para garantir que vamos conseguir realizar as duas doses no intervalo necessário, vamos vacinar 620 bebês de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias. A adoção da medida foi necessária por se tratar de um intervalo de tempo muito curto para aplicação da D2, que é de 21 dias", explicou a coordenadora do PNI, Tatiane Lino. (Foto: PMC/Divulgação)