FPF e SDS divulgam medidas para combater violência

Nesta segunda-feira (30) na sede da Federação Pernambucana de Futebol foi realizada uma coletiva de imprensa com intuito de divulgar novas medidas para combater a violência nos dias de jogos no estado. Comandada pelo presidente da entidade Evandro Carvalho, algumas novidades foram informadas ao torcedor que frequenta o estádio: Instrumentos musicais voltam a ser liberados e os clássicos entre times da capital terão torcida única. 

Na reunião estavam presentes além do presidente da FPF, o secretário executivo Alexandre Alves, a chefe da Polícia Civil, Simone Aguiar, o comandante da Polícia Militar, Tibério César, o juiz do JETEPE (Juizado do Torcedor de Pernambuco), Flávio Pontes, além de José Bispo, da Promotoria do Torcedor e o presidente do TJD-PE (Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco), Renato Veloso. 

Junto com o Grupo de Trabalho Futebol, integrado pela Secretaria de Defesa Social e suas operativas, Federação Pernambucana de Futebol, TJPE, MPPE foram divulgadas novas medidas para o Campeonato Pernambucano 2023. Entre elas estão:

1 – A venda de ingressos feita pelos clubes de maneira antecipada para evitar tumultos de filas em dias de jogos.

2 – De forma experimental, torcida única nos clássicos realizados na capital e também nos jogos da Copa do Nordeste. É uma medida que já existe em outros estados, como São Paulo. “Não é algo que nunca se viu no nosso país. É uma medida experimental até o dia 6 de março. Quando o grupo de trabalho do Futebol vai se reunir para discutir se foi uma medida que fez bem para o espetáculo futebolístico”, afirmou o Secretário Executivo da SDS, Alexandre Alves. 

3 – Retornando a presença das charangas e instrumentos musicais ao estádio. A Federação ainda vai informar todos os detalhes desta normativa e eles serão publicados em nota oficial nesta terça-feira (31).

4 – Ingressos on-line, instalação de catracas com leitor facial, programa “Torcedor de Carteirinha” para aqueles que não querem ser sócios dos clubes, mas terão seu cadastro na intenção de poder comprar seu ingresso com mais facilidade. 

5 – “Rodada da Paz”, uma rodada específica nas competições que contenham clubes do estado com incentivo de trazer crianças e mulheres para o estádio de futebol.

Essas foram algumas das inovações de segurança para o futebol pernambucano neste ano de 2023. O presidente Evandro Carvalho falou sobre o sentimento a respeito das mudanças: “Pernambuco dá um passo enorme, gigante eu diria. Nada me deixou mais satisfeito do quê termos esta coragem neste início de ano. Faz algumas temporadas que tento combater de maneira mais rígida a violência e sinto que estamos indo ao caminho certo”.

Outra medida a ser tomada é a criação de um “Disque Denúncia” para prever ou coagir atos de violência em dias de jogos. O torcedor pode ligar para o número 181 da ouvidoria, ou pelo Whatsapp (81)99488- 4122. A intenção é ter a ajuda dos próprios torcedores de “bem” que indo ou não aos jogos possam colaborar com a polícia em busca de criminosos que se passam por torcedores.

Foi apresentado também na FPF o advogado Joaquim Naziazeno do Rêgo, que chega para o cargo de Defensor Dativo dos Clubes Profissionais disputantes das competições oficiais da Federação Pernambucana de Futebol. (Foto: Rafael Vieira/FPF)