Morre Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco

Lutando contra um câncer no intestino desde 2021, a lenda do Vasco da Gama Roberto Dinamite não resistiu à grave doença e morreu neste domingo, 8 de janeiro de 2023, no Rio de Janeiro. 

Ele deixa quatro filhos, dois de seu primeiro casamento, com Jurema, que faleceu em 1984, e dois do segundo, com Liliane. E o futebol brasileiro e mundial amplia seu luto apenas dez dias após a partida de Pelé.

Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, nasceu no dia 13 de abril de 1954, às 4h25, no bairro São Bento, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. À época, ainda não era conhecido pelo apelido que o consagrou no mundo do futebol. Era chamado de Calu. A intimidade com a bola, porém, começou desde pequeno.

Dinamite fez 708 gols pela equipe de Vasco e, entre 2008 e 2014, foi presidente do clube. O clube deixou em vida uma homenagem ao camisa 10: uma estátua que fica atrás de um dos gols de São Januário.

Dinamite também deixa o legado de ser o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols marcados na competição, e do Campeonato Carioca, com 284 gols. 

Além do Cruz-Maltino, o craque ainda teve passagens pelo Barcelona (ESP) e defendeu a Portuguesa e o Campo Grande. Atuou também pela Seleção Brasileira na Copa de 1978 e esteve no grupo de convocados de 1982. Fora de campo, foi eleito vereador em 1992 e posteriormente teve cinco mandatos como deputado estadual.