Administração divulga programação do Carnaval de Fernando de Noronha 2023

A administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, após se reunir com músicos, organizadores de blocos e representantes dos movimentos culturais da ilha, estabelecendo, pela primeira vez no arquipélago, uma construção participativa da programação do Carnaval, anunciou, nesta quinta-feira (16), as atrações da Folia de Momo, valorizando a “prata da casa”.

De acordo com Thallyta, esse evento de 2023 tem um gostinho especial, já que a ilha, assim como vários outros lugares, ficou sem brincar a festa por dois anos, devido à pandemia da Covid-19. “Estou muito feliz em participar dessa volta e em anunciar uma programação valorizando os artistas locais e, mais ainda, ouvindo-os, para a construção da mesma. Acho importante e justo pensar nessa festa com quem faz ela acontecer. A prática de reuniões com o público envolvido e com uma construção coletiva vai ser uma constante na nossa administração", disse Thallyta.

A programação oficial do Carnaval acontece de 18 a 21 de fevereiro, na Praça da Mãezinha, na Vila dos Remédios, e terá atrações como Daniel Ribeiro, Dayane Santos, Nego Noronha, Felipe França, Doug Monteiro, Tito Noronha, Joelson Santos e Naldo do Pandeiro. A folia de rua também acontece com a saída dos blocos Meu amor por Noronha, Unidos da Ilha e as Raparigas do Trânsito. Os moradores e turistas ainda vão poder aproveitar e acompanhar o cortejo do Maracatu Nação Noronha.

A festa também está garantida para a criançada, que vai poder se divertir bastante com o bloco Meu amor por Noronha, além da programação, que conta com oficinas de máscaras, frevo, estandartes e adereços, e com brincadeiras, como escorrega na lona e banho de neblina. Isso tudo no sábado e domingo (18 e19), a partir das 15h30, com concentração na Praça Mãezinha.  

O cantor Daniel Ribeiro, que se apresenta no sábado (18), aprovou a forma da administradora de organizar a Folia de Momo e disse ter achado maravilhoso o novo formato de construir a festa. “Espero que seja assim por muitos anos, com esses eventos e essa cultura no Carnaval de Fernando de Noronha.”

*Recebendo com Frevo -* As inovações não param por aí. A partir do dia 18, os turistas e moradores vão ser recebidos no Aeroporto de Fernando de Noronha Governador Carlos Wilson pela passista da ilha, Michelle Sinício, que está muito contente e até emocionada por poder apresentar a cultura do nosso Estado nesses dias de Carnaval.