Prefeitura de Caruaru lança Comitê Permanente Municipal Juntos Pela Segurança 2.0 para 2023

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública, ao lado de representantes dos poderes públicos federal e estadual e demais entidades, realizou, nesta quarta-feira (15), mais uma reunião do Comitê Permanente Municipal Juntos Pela Segurança.

O encontro conduzido pelo prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, aconteceu na Sala de Monitoramento da Prefeitura de Caruaru e, na ocasião, foi apresentada a queda dos índices de violência. Caruaru apresentou redução de 21,9% nos números de homicídios, com 28 casos a menos em relação ao mesmo período de 2021. O ano de 2022 foi finalizado com 100 homicídios, melhor resultado registrado de toda a série histórica desde 2004. 

“A importância das intervenções em novas obras pela cidade tem um impacto positivo e direto no combate à violência. Os investimentos nas ações em parceria com as forças de segurança resultaram nos números positivos. A manutenção das estradas rurais, além da iluminação, também é reflexo da diminuição da violência. Todo esse planejamento conjunto segue sendo muito valioso. Pelo quinto ano consecutivo, Caruaru reduziu os números de homicídios”, afirmou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

O resultado é reflexo do programa Juntos Pela Segurança que, em 2023, entra na sua versão 2.0, buscando melhorar a segurança da população, promovendo políticas públicas de prevenção à violência e à criminalidade, bem como atuando de maneira integrada com os órgãos de Justiça Criminal, com os poderes Legislativo e Executivo municipais e a sociedade civil. “Caruaru serve como exemplo de cidade segura, graças às ações integradas com as forças de segurança, secretarias municipais, órgãos parceiros e sociedade civil. O programa 2.0 terá o objetivo de reduzir ainda mais esses números", detalhou o secretário de Ordem Pública, coronel Patrício Filho.

Ainda durante o encontro, foi apresentado o balanço das ações de 2022 do 4º PBM, Disque-denúncia, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, 1º Biesp, 3º Esquadrão da Polícia Militar, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Serviços Públicos, Vigilância Sanitária e Política Pública para as Mulheres.

A reunião foi encerrada com a apresentação das resoluções das demandas da Câmara Intersetorial de Prevenção e vídeo institucional mostrando o sucesso do Pré-Carnaval Multicultural de Caruaru.

SOBRE O COMITÊ – Consiste numa forte visão de governança, de ações integradas e de monitoramento da Prefeitura de Caruaru, em esforço articulado com as polícias Militar e Civil, Rodoviária Federal, Bombeiro Militar, Disque-denúncia, Biesp, Conselho, Guarda Municipal, Autarquia de Mobilidade Trânsito e Transportes de Caruaru, Consórcio de Iluminação Enel X Brasil, Acic e outras entidades convidadas. (Fotos: Elvis Edson)