Governadora em exercício prestigia Folia dos Papangus em Bezerros

O carnaval do Agreste pernambucano voltou a ter a alegria e irreverência dos mascarados. A tradicional Folia dos Papanguns de Bezerros foi prestigiada, neste domingo (19), pela governadora em exercício Priscila Krause, que acompanhou o trajeto do Bloco desde a Avenida Major Aprígio da Fonseca até Praça de São Sebastião, na prefeitura do município, acompanhada da prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino e sua vice Socorro Silva. 

Durante o período de carnaval, o Governo de Pernambuco tem promovido uma ação integrada envolvendo diversas secretarias, apoiando as prefeituras para receber os foliões.

“Os Papangus de Bezerros voltam às ruas com toda a alegria e para que isso aconteça o Governo do Estado tem feito um trabalho integrado e transversal entre secretarias. É importantíssimo interiorizar o desenvolvimento e estimular o carnaval. Bezerros tem uma cultura riquíssima, e esse é um momento que a cidade se projeta, não só para o resto do Estado, mas também para o Brasil e para o mundo", afirmou Priscila Krause. 

A prefeita lembrou que os quatro dias de folia são uma oportunidade para os artesãos da cidade, que produzem as máscaras daqueles que são os anfitriões do reinado de Momo no Agreste. “Bezerros, tradicionalmente, faz a folia do Papangu mas, sobretudo, resolveu fazer um carnaval multicultural, trazendo os artistas para as ruas. Toda a nossa programação foi garantida pela Fundarpe, pelas secretarias de Turismo e de Cultura", comentou Lucielle Laurentino. De acordo com a Secretaria Municipal de Tursimo, Bezerros deve atrair, até o dia 22 de fevereiro, até 600 mil pessoas. 

“Os Papangus em Bezerros praticamente marcam uma retomada do carnaval na nova gestão, depois de dois anos de pandemia, com pensamento renovado na área de economia criativa, no campo do artista ser protagonista e gerenciar sua própria carreira", disse o secretário de Cultura Silvério Pessoa. Já Daniel Coelho, secretário de Turismo e Lazer, reforçou que os Papangus são exemplos da força do nosso interior. “O carnaval também está presente no interior do estado com apoio do governo que está fazendo os investimentos e garantindo uma bela festa. São mais de 80 cidades contempladas com atrações contratadas pelo Governo de Pernambuco”, frisou. 

A secretária de Saúde Zilda Cavalcanti também falou sobre as ações da pasta. “Nossa equipe da Saúde estão distribuindo preservativos, panfletos informativos sobre a prevenção, especialmente das Infecções Sexualmente Transmissíveis, álcool em gel para higienização das mãos na proteção da Covid-19 e tantas outras doenças que podem ser transmitidas”, finalizou a gestora. 

Também compareceram ao desfile os secretários Coronel Mamede (Casa Militar), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional); o presidente da Empetur, Eduardo Loyo; os secretários-executivos Arthur Neves (Casa Civil) e Igor Cadena (Educação); os deputados estaduais Joãozinho Tenório, Chaparral e Joel da Harpa; os federais Iza Arruda e Mendonça Filho; o procurador do município de Bezerros, Paulo Alves; além dos secretários de Turismo de Bezerros, Bruno Clismam, e de Governo, Vandiael Laurentino.

OPERAÇÃO LEI SECA - No final da sua visita a Bezerros, a governadora em exercício Priscila Krause realizou uma vistoria na blitz da Operação Lei Seca, localizada na PE-097, principal via de acesso à cidade. Esta é uma das 18 equipes que trabalham durante 24h todos os dias do Carnaval 2023. As operações de bloqueio, que são realizadas por agentes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), seguem até a Quarta-Feira de Cinzas (22/02). (Fotos: Hesiodo Góes/ Secom)