Noronha inicia festa de carnaval em grande estilo após dois anos sem o tradicional evento

Foi em clima de euforia, com muita alegria, música e festa que a população de Fernando de Noronha, e também os turistas, iniciou os festejos de carnaval neste Sábado de Zé Pereira (18), após dois anos sem o tradicional evento. 

A programação iniciou no começo da tarde, com as atividades do bloco infantil "Meu amor por Noronha", que preparou uma oficina de máscaras carnavalescas para as crianças brincarem com toda a descontração da folia na Praça São Miguel, conhecida como Praça da Mãezinha. 

Em seguida, o Maracatu Nação Noronha fez o desfile em homenagem a Dona Nanete, que faleceu em 2020. O percurso foi pelo Bosque Flamboyant, passando pela Vila dos Remédios, encerrando o trajeto no Centro Cultural Dona Nanete. A homenageada do Maracatu foi produtora cultural da ilha e criadora do maracatu em 2002. Em 2017, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, concedeu a Dona Nanete o Prêmio Culturas Populares - Edição Leandro Gomes de Barros.

Já à noite, o palco montado na Praça São Miguel recebeu atrações musicais que contagiaram os foliões. João Rocha, mais conhecido como DJ Tkilla, foi o primeiro a se apresentar. O DJ tocou frevo, samba e músicas de antigos carnavais. Nascido e criado no arquipélago, ele já se apresentou em diversos carnavais. 

Tkilla comentou a sensação de se apresentar em Noronha nessa retomada do evento. "Como sempre, as datas comemorativas em Fernando de Noronha juntam a nossa comunidade. E a gente poder ver pessoas de todas as idades participando, das crianças aos mais velhos, é muito gratificante. Para mim, é uma alegria em dobro, fazer parte da programação com os artistas locais, tocando para a minha comunidade."

Quem estava curtindo a festa com a família foi a pequena Luíza Pereira, de 11 anos, moradora da ilha. "Estou achando muito bom, vou brincar todos os dias com uma fantasia diferente", disse. Já Marco Faria, turista de São Paulo, pela primeira vez na ilha, deixou o carnaval paulista para vir a Noronha. "Vim com os amigos conhecer a ilha e curtir a folia daqui. Eu desejo muita animação e que as pessoas se cuidem e se divirtam com respeito."

Eduardo Cesário, morador da ilha, foi fantasiado de Homem Aranha para curtir a festa. Ele disse que estar presente vivenciando esse retorno do carnaval é sinônimo de alegria. "É sensacional poder prestigiar o evento. Agradeço bastante à vida e a Deus por isso estar acontecendo em Noronha. Depois de tanto tempo impossibilitados de brincar, temos mais é que comemorar e festejar com muito amor. Espero que a Administração continue valorizando a cultura local da nossa terra", disse.

Quem encerrou a noite deste sábado no palco principal foi o cantor Daniel Ribeiro. Conhecido por tocar músicas de MPB e forró, o artista mora há 13 anos no arquipélago, mas nunca havia participado de eventos de carnaval da Administração. 

Daniel tocou um repertório eclético, misturando estilos para fazer o público cair na folia, como samba, axé, marchinhas, entre outros. "Eu agradeço a Administração por essa iniciativa do carnaval, trazendo os artistas noronhenses para fazer esse evento maravilhoso", destacou Daniel. 

A programação deste domingo segue com os shows de DJ Seu Bigode, Felipe França e Dayane Santos. As apresentações iniciam às 20h, na Praça São Miguel. Às 15h30, a programação infantil acontece também na mesma praça, com brincadeiras de escorrega lona, banho de neblina e oficina de frevo. (Fotos/Ascom)