HRA inicia processo de implementação do Lean nas Emergências

O Hospital Regional do Agreste (HRA) recebe, nesta segunda (6) e terça-feira (7), consultores do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) para o início do processo de implementação do projeto Lean nas Emergências. O projeto, subsidiado pelo PROADI-SUS, visa diminuir a superlotação nos serviços de emergência de hospitais públicos e filantrópicos do país.

Aprovado na fase diagnóstica, o HRA parte, agora, para a implementação de metodologias que objetivam gerenciar de forma mais eficaz os leitos de emergência. O Lean nas Emergências é executado de forma colaborativa entre vários hospitais nacionais. No HRA, o projeto vai ser acompanhado por profissionais da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

“Reunimos diretoria, coordenadores médico e de enfermagem, equipe multiprofissional e de serviços de apoio de cada setor do hospital para que consigamos a maior eficácia possível na implantação e execução do projeto, visando desafogar os serviços na emergência para, assim, oferecer um atendimento mais rápido e humanizado à principal beneficiada, a população”, explica Gabriel Gomes, enfermeiro e coordenador do NEP.

Sobre o Lean nas Emergências - O Lean nas Emergências é um projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelos hospitais Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Moinhos de Vento (HMV) e Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil. (Fotos: Ascom/HRA)