No segundo dia de visitas técnicas, a administradora de Noronha conheceu outros setores importantes do arquipélago

A administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa, iniciou, nesta quinta (2), o segundo dia de visitas técnicas na ilha. A programação começou no Núcleo de Vigilância Animal (NVA), na Vila do Trinta, local onde fica localizado o canil público do arquipélago. 

Na companhia de Camila Cansian, coordenadora do NVA, e de Flávia Luna, ambas médicas veterinárias, Thallyta entendeu o funcionamento do núcleo, que desenvolve ações para os cuidados com a saúde dos animais, como vacinação, cirurgias, controle reprodutivo e de doenças (zoonoses), entre outras atividades.

Em seguida, Thallyta Figuerôa foi ao Posto de Saúde da Família (PSF) conhecer toda a estrutura da unidade, que oferta, diariamente, várias especialidades médicas para a população, e, logo após, se dirigiu ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ao Centro de Referência Especializado (Creas), à Coordenadoria da Mulher e ao Canto Mãe Coruja, todos localizados no prédio do Posto de Saúde da Família, no Bairro da Floresta Velha. 

À tarde, a administradora acompanhou o início do ano letivo dos estudantes noronhenses, na Escola Arquipélago, recepcionando pais e alunos e dando as boas-vindas aos alunos.

Thallyta também visitou o primeiro laboratório de economia circular e regenerativa do país, o Lab Noronha Pelo Planeta, da Ball Corporation, que reciclará cerca de 50 toneladas de alumínio por ano. O equipamento está sendo construído no Boldró.

Além da reciclagem, o espaço contará com um espaço multiuso para cursos, capacitações, palestras e exposições sobre o meio ambiente. Na ocasião, a administradora ainda conferiu a palestra expositiva sobre o funcionamento do Lab Noronha, promovida por Sérgio Xavier, coordenador do consórcio Noronha pelo Planeta, e por Luciana Nunes, diretora do Sinspire, um dos centros associados ao laboratório. 

Para a administradora do arquipélago, esse foi mais um dia para conhecer, se apresentar e se colocar à disposição de Fernando de Noronha e de todas as demandas que surgirem. 

"Hoje foi outro dia bastante gratificante de encontros. Estamos prontos e nos preparando para poder entregar o nosso trabalho a nossa equipe e cuidar de Fernando de Noronha, da forma que a ilha merece. Entre as visitas ao longo do dia, um momento importante foi a volta às aulas. Poder acompanhar um pouquinho a energia das crianças para construir um lindo futuro ao longo do ano foi maravilhoso", destacou Thallyta.

Nesta sexta-feira (3), estão programadas outras visitas nos equipamentos públicos da ilha. (Fotos: Karlilian Magalhães)