Pré-Carnaval multicultural de Caruaru injeta 7,5 milhões na economia da cidade, gera mais de 400 empregos e bate recorde de público

Animação, fantasias e muita folia marcaram a semana do Pré-Carnaval Multicultural de Caruaru e o início dos festejos carnavalescos de Pernambuco. Promovido pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, a semana pré da cidade teve duração de três dias, com apresentação de mais de 60 artistas, onde 82% foram artistas locais, contratados via edital de credenciamento, espalhados nos seis polos de animação. 

Com recorde de mais de 50 mil foliões nos três dias de festa, o Pré-Carnaval Multicultural 2023 injetou na economia local cerca de 7,5 milhões, com geração de  mais de 400 empregos diretos e indiretos em vários setores, como comércio de alimentação e bebidas, ambulantes, limpeza, segurança e toda a comercialização no entorno da Estação Ferroviária, um dos grandes polos da festa. 

Quanto a segurança a edição 2023 deu show em organização. Para ter acesso a festa os foliões eram controlados pela equipe integrada com revista feita através de detectores de metal e recolhimento das garrafas de vidro, contando ainda com o apoio da Polícia Civil, com a unidade de delegacia móvel, Posto de Comando da Polícia Militar, Ônibus de Monitoramento da Guarda Municipal, além da Unidade Móvel da Secretaria da Fazenda e Posto de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Mais de 700 profissionais estiveram, durante os três dias, garantindo a paz em Caruaru. O Centro Integrado de Monitoramento e Gestão de Eventos (CIMGE) também esteve presente na festa. Por meio de aplicativo, o sistema de controle de ocorrências auxiliou os gestores na qualidade e na agilidade do atendimento ao usuário. 

“Conseguimos realizar uma grande festa de rua, com muita segurança, organização, respeito com o próximo e muita alegria entre os foliões, com grandes atrações musicais que animaram os polos, trazendo a mistura de ritmos e elementos da nossa cultura popular, assim, consolidando nossa festa ainda mais na cidade e região, fortalecendo nosso calendário cultural e toda a economia local também”, pontuou o presidente da Fundação de Cultura, Rafael Martiniano. (Fotos: Elvis Edson e Jorge Farias )