PRF e SAMU retomam atendimento aeromédico em Pernambuco durante o carnaval

Além de reforçar o trabalho de fiscalização e prevenção a sinistros nas rodovias federais pernambucanas neste carnaval, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também irá atuar pelos ares em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). É que neste carnaval será reativado o serviço de atendimento aeromédico entre os órgãos, uma parceria que há anos vem salvando vidas no estado.

É o helicóptero Bell 407 da PRF que irá sobrevoar Pernambuco a fim de promover um transporte rápido e seguro a pessoas que necessitem de atendimento prioritário pré-hospitalar, para aqueles enfermos graves que precisam ser transferidos para hospitais e ainda para o transporte de órgãos.

Médicos, enfermeiros e PRFs estarão a bordo da aeronave, cerca de 40 profissionais estarão a postos para o socorro aéreo. A equipe da PRF é composta por pilotos, copilotos e operadores aerotáticos, que irão atuar em regime de escala.

A retomada do atendimento aeromédico traz um ganho para o socorro de vítimas no período do carnaval, momento em que é esperado um aumento no fluxo de veículos nas BRs pernambucanas e consequente aumento da possibilidade de acidentes de trânsito.

Embora as equipes já estejam prontas para atuarem no período carnavalesco, os órgãos estudam a possibilidade de assinar um acordo de cooperação técnica para que o serviço aeromédico seja prestado em todo o estado após a folia de momo, durante todo o ano.   

Para o carnaval, a tripulação poderá ser acionada no período diurno. Pilotos, médicos e enfermeiros ficarão de prontidão na estação central do metrô durante o Galo da Madrugada e após o evento, ficarão no hangar do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da PRF, localizado na Zona Sul do Recife.

Os profissionais de saúde do SAMU podem ser agora chamados de Operadores de Suporte Médico. Isso porque foi realizado, nos dias 8 e 9 de fevereiro, um nivelamento entre os policiais, médicos e enfermeiros que estarão empenhados nessa nova missão do serviço aeromédico em Pernambuco durante o carnaval.

Os encontros foram realizados na sede do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da PRF. Os profissionais puderam atualizar os conhecimentos quanto às características do helicóptero, segurança de voo, procedimentos de emergência e procedimentos de embarque de vítimas e das equipes. Ao final, a teoria foi colocada em prática com a realização de simulados, nos quais os participantes treinaram os embarques e ainda o resgate de uma vítima. (Fotos: PRF/Divulgação)