Final do Hang Loose Pro Contest, em Noronha, tem o carioca Lucas Silveira como campeão

Aconteceu neste domingo (5), na praia da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha, a final do Campeonato Mundial de Surf Hang Loose Pro Contest, com disputa entre dois brasileiros. De um lado, o pernambucano Paulo Moura, veterando nas ondas e nos pódios, e do outro, o carioca Lucas Silveira, campeão da 16ª edição ocorrida na ilha.

As baterias começaram com boas ondas. Tinham cinco representantes brasileiros e três estrangeiros. Nas semifinais, o Brasil dominou o campeonato, com Lucas Silveira, Paulo Moura, Léo Casal e Luel Felipe, esse último também pernambucano.

Essa 16ª edição do Hang Loose em Fernando de Noronha foi considerada uma das melhores da história, por ter tido, desde o primeiro dia, altas ondas e grandes tubos.

O carioca Lucas Silveira diz que ficou muito honrado por ter disputado a vaga com o experiente Paulo Moura, de 42 anos. “A final foi bem difícil de ondas e eu tava com bastante medo até terminar, porque eu não tinha conseguido nenhuma nota alta, e o Paulo Moura poderia fazer uma nota 10 a qualquer momento. Mas o tempo acabou e estou muito feliz por ter vencido esse campeonato, que tem muita história."

Paulo Moura foi ovacionado pela plateia e parabenizado pela sua história e pelo que representa para o surf brasileiro. “Muito bom estar aqui. É um sonho realizado, com certeza. Eu não ganhei, mas esse vice-campeonato dedico para minha filha, minha mãe e meu pai e, principalmente, toda galera de Noronha, por ser minha família. Sinto-me muito em casa”, disse, emocionado.

A administradora Thallyta Figuerôa esteve presente nesse grande momento e reforçou a importância de eventos dessa natureza para a ilha. “Essa é a minha primeira vez em um evento desse porte. Não me canso de agradecer. É isso que a Administração quer, é isso que a gestão espera, de eventos que não só trazem a movimentação nos dias em que estão aqui, mas o legado que deixa quando desmontam o palanque e desarmam o palco. Fernando de Noronha precisa de ações sustentáveis, que acolhem, que integram. O esporte é, sem dúvida, uma ferramenta de transformação social, então só tenho a agradecer e a esperar pelo próximo ano. E no próximo, eu fui desafiada a pegar uma onda e, como eu sou de colocar a mão na massa, aceitei e vou cumprir o desafio”, falou Thallyta, entusiasmada.

O diretor da marca Hang Loose e idealizador do campeonato, Alfio Lagnado, foi só agradecimentos: primeiro, pelo swell, que rolou todos os dias, destacando que desde 2000 este foi o ano com maiores e melhores ondas, e ao presidente da Associação de Surf de Fernando de Noronha (ASFN), Marlos Amarante, pelo amor e dedicação ao trabalho, tornando-se parte da família.

Finalizando, ele agradeceu à administradora Thallyta Figuêroa, por ter participado de todos os eventos organizados em parceria com o Hang Loose, e completou: “Thallyta, eu acho que o que a gente espera dos nossos administradores é que eles realmente tenham contato com o povo de perto, saber as necessidades que a gente tem e, nesses poucos dias, você mostrou que tem isso. Espero que você continue assim e muito obrigado por tudo”, concluiu. (Foto: Ascom)