SES-PE capacita profissionais e promove inserção de DIU em Caruaru

 A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), com Termo de Cooperação da Organização Pan-Americana de Saúde (TC/OPAS) e a Gerência de Atenção à Saúde da Mulher (GEASM), promove desta terça-feira (11) até a próxima quinta-feira (13) a capacitação de 80 equipes de saúde para a inserção do Dispositivo Intrauterino de cobre (DIU). No Complexo de Saúde, em Caruaru, onde ocorre a qualificação dos profissionais, o objetivo é que 650 mulheres recebam o DIU de cobre e 160 profissionais, ao fim dos trabalhos, tornem-se aptos a ofertar o serviço à população feminina na atenção primária. A ação conta com a parceria da secretaria municipal de saúde de Caruaru.

Para participar da ação, as mulheres em idade fértil, com o desejo de inserir o DIU, devem procurar a unidade de saúde onde ocorre a capacitação. No posto, o enfermeiro ou o médico vai realizar um exame clínico, além de um teste de gravidez. Estando aptas, elas são encaminhadas para receber o dispositivo intrauterino.

O Projeto de Planejamento Reprodutivo do Estado possibilita que mulheres pernambucanas possam programar o momento propício para gerar uma nova vida, de forma segura e sem surpresas. Além disso, a qualificação das equipes permite a melhoria no acesso às inserções de DIU, aumentando a oferta dos método contraceptivo de longa duração.

"Apesar das várias opções contraceptivas disponíveis, atualmente, cerca de metade das gestações no mundo não é planejada. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as gestações não planejadas estão associadas a complicações maternas e fetais, mortalidade materna e neonatal/infantil e também a riscos sociais, como baixa escolaridade e desemprego. Então, planejamento reprodutivo se torna essencial", alertou a gerente da Atenção à Saúde da Mulher, Cleonúsia Vasconcelos.

Entre os métodos contraceptivos, o DIU é considerado seguro, reversível, método eficaz de contracepção, associado a poucos efeitos colaterais, além de ser o mais utilizado no mundo.

As taxas de falha são extremamente baixas - menos de 1 por 100 mulheres, no primeiro ano de uso. Métodos reversíveis de longa ação (LARC), a exemplo do DIU, propiciam maior eficácia e se traduzem em redução significativa das gestações não planejadas.

"Este projeto possibilita que mais mulheres sejam beneficiadas através da inserção do DIU, método bastante seguro. Assim, elas podem planejar a gravidez de forma efetiva, evitando uma gravidez indesejada. E de forma gratuita, oferecida numa UBS, com profissionais capacitados para a realização da inserção do DIU", explicou Hérika Dantas, enfermeira obstetra técnica do GEASM. (Foto: Ascom/Divulgação)