Fernando de Noronha inicia campanha de vacinação contra a gripe influenza

A Superintendência de Saúde de Fernando de Noronha iniciou a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza Trivalente (vírus da gripe), para os três tipos de cepas (A-H1N1, A-H3N2 e B). A ação segue até o dia 31 de maio, na USF Dois Irmãos.

A vacinação está acontecendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30. Para facilitar o atendimento, é necessário que a pessoa apresente o cartão de vacina e um documento com foto.

A superintendente de saúde, Isabel Sobral, destaca as ações de prevenção da vacina. “A vacina contra a influenza imuniza e previne as complicações da doença e reduz os sintomas nos grupos prioritários. Se você faz parte dos grupos elegíveis para a imunização não deixe de comparecer à UBS”, disse.

De acordo com  o Ministério da Saúde, o objetivo é imunizar os grupos prioritários, formados por pessoas que têm maior risco de desenvolver um quadro grave pela doença, como crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores, idosos com mais de 60, profissionais de força de segurança e armadas, além de pessoas com doenças crônicas e comorbidades (diabetes, obesos e problemas renais).

A influenza é uma infecção viral aguda, afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade, e os sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19. A vacinação contra a influenza faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), desde 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A meta nacional é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos elegíveis.

Para a enfermeira da USF, Thayna Rosa, é importante a presença das pessoas desses grupos prioritários, principalmente nesta época do ano. “Essa campanha de vacinação contra a influenza acontece todo ano, em épocas sazonais. A partir de hoje, todas as pessoas do grupo prioritário deverão ser vacinadas. É muito importante que as pessoas não deixem de vir para ficarem protegidas, mesmo as crianças que não tomaram as doses anteriormente. O cartão de vacina deve ser apresentado, mas se a pessoa for do grupo prioritário e não estiver com ele no momento, vai poder ser vacinado”, concluiu Thaynna. (Foto: Ascom/Divulgação)